Sempre tive a ideia de montar uma reportagem/documentário sobre a história de vida de personagens importantes da história de nossos clubes. Depois de uma conversa entre eu, Charlie Pereira, Jéssica Gonçalves e Rafael Bessa decidimos pelos nomes de Edmo Pinheiro, Antonio Accioly (sim o nome dele não leva acento circunflexo) e Onésio Brasileiro Alvarenga.

Eu recebi a missão de contar a história de Antonio Accioly Oliveira Melo, nascido na localidade de Pouso Alto (como antigamente era chamada a cidade de Piracanjuba) e se tornou a grande referência para o clube, o principal dirigente da história atleticana.

Pude conhecer um pouco da história do estado de Goiás, a transferência da capital, a história de Campinas, os primeiros passos do futebol goiano e o início da criação do Atlético Clube Goianiense, além de conhecer outras pessoas importantes para nossa história, nossa cultura, nossa referência.

Conversar com o Seu Goiás Antonio Accioly e a Dona Helen Nice foi muito interessante para conhecer um pouco mais do ser humano do personagem em questão. Conhecer histórias marcantes, emocionantes e descobrir que Léo Jaime (apresentador, cantor e ator) é goiano e neto do A.C. foi uma descoberta que me animou a aprofundar no assunto.

No passo seguinte tive o prazer de conhecer dois senhores incríveis. José Mendonça Teles e Waldomiro Bariani Ortêncio. O primeiro fez um dos hinos do clube e escreveu um livro contanto a história do esquadrão do coração. O segundo foi goleiro (quando recebeu o apelido de paulistinha), dirigente e foi o responsável para evitar que o estádio atleticano recebesse o nome de seu principal comandante.

Também conheci o famoso presidente da década de 1960, Geraldo Bueno, o dadinho. Um senhor muito simpático que mora na cidade de Nova Veneza-GO e reencontrei o ex-atacante Jair Porrete (autor do primeiro gol no Mineirão).

Ouça o material veiculado na Rádio 730:

{mp3}stories/audio/VINICIUS-TONDOLO/2013/2001-especial accioly{/mp3}

Começou o Goianão 2013 – Desejo muita sorte a todos os jogadores, técnicos, torcedores e árbitros… Que o melhor possa comemorar o título nesta temporada.