Olá bom dia. Eu sou Cléber Ferreira, nasci em Goiânia no dia 17 de março de 1960 e deste este dia tenho a alegria de viver nesta cidade.

O Sistema Sagres de Comunicação me deu a honra de abrir esta programação especial de comemoração dos 87 anos da minha cidade, da sua cidade, da nossa cidade…..da Cidade de Goiânia.

É dia de festa…..é dia de aniversário e a aniversariante é tão bela como querida….Goiânia 87 anos de história de um espaço único na geografia mundial.

Idealizada por Pedro Ludovico Teixeira, para ser a nova Capital do Estado, Goiânia seria uma cidade coração, generoso e grande, que coubesse 50 mil habitantes. Mas como é impossível prevê quantos seres cabem dentro de um coração generoso e bom, Goiânia coube mais….muito mais…..seus habitantes já superam a casa dos dois milhões e todos os dias chega mais gente, vindo das barrigas das mães, ou de outras localidades.

Goiânia é saudade…… saudade de uma cidade nascida com material transportado em carros de bois, em carroções puxados por burros, construída por pessoas de todas as etnias. Gente que veio de diversas partes do Brasil, em busca do emprego e da chance de começar vida nova na nova cidade.

Esta mistura de raças e culturas compôs várias maravilhas só vistas aqui. Culinária diversificada e rica, produção cultural variando do erudito e clássico como as obras de Antônio Potero, Siron Franco e Maria Guilhermina a popularíssima música de Odair José, Angêlo Máximo e Amado Batista.

Algumas destas canções até parecem ter sido feitas para homenagear a realeza da cidade. A realeza miscigenada também deu a Goiânia o prestígio de possuir o povo mais bonito do Brasil, principalmente a mulher….. a mulher goiana, que de tão bela, virou música.

Tão bela quanto suas decantadas figuras femininas, a cidade fincada nas fazendas Macambira, Botafogo e Criméia, no município de Campinas cresceu miscigenada.
Se tornou referência na urbanização sustentada com o estilo chique da art decor, de cidade arborizada, de cidade cheia de jardins floridos e praças – a mais significativa é a pioneira – Praça Cívica, levantada ao lado do local onde foi lançada a pedra fundamental da nova capital.

Goiânia ainda é referência de cidade de shoppings – os chiques e os modestos, onde se compra roupas boas com preços populares, de cidade com jeito de casa da gente, cheia de paixões…..paixão pelo Goiânia

Pelo Atlético…

Pelo Vila Nova…

E pelo Goiás…

Esse jeitão que mistura o simples com o sofisticado, as modestas edificações da periferia, com a imponência das construções nos condomínios fechados, de ruas desconhecidas com a história da Avenida Anhanguera, da ingenuidade das crianças com a sobriedade dos idosos e a agitação da juventude, fez de Goiânia, a Capital da alegria e esta pode ser vista nos diversos barzinhos da cidade, onde a cerveja gelada é sorvida por um ritmo que Goiânia também é a Capital….. a da música sertaneja. As vezes confessando que fora de Goiânia não dá.

Moderna, saudosista, alegre, agitada, terna, acolhedora a aniversariante merece todas as declarações…..todas as homenagens. Parabéns Goiânia, hoje, 24 de outubro é dia de festa….festa no coração do Brasil do Brasil, festa no interior, para comemorar o aniversário da Capital de Goiás, da Capital do Cerrado e festa aqui por estas bandas, é festa de Catira….e a partir de agora, numa programação todas especial, o Sistema Sagres de Comunicação entra na roda.