Na noite desta sexta-feira (25), no Conselho de Segurança da ONU em Nova York, o Brasil votou a favor de uma resolução que condena os ataques da Rússia contra a Ucrânia. Na manhã deste sábado (26), a Sagres ouviu o professor de Relações Internacionais e Ciência Política Hugo Tomazeti, que avaliou a postura da diplomacia brasileira na cúpula.
Leia mais: Embaixada do Brasil em Kiev anuncia trem para retirada de brasileiros
Leia mais: Sagres Internacional #157 | Invasão contra a Ucrânia: o fracasso definitivo do Tratado de Minsk
Assista a seguir a entrevista completa a partir de 00:35:00 no Sagres Sinal Aberto – Edição de Sábado
”Esse voto nos deu um pouco mais de alívio porque o Brasil, de fato, apesar de um discurso completamente sem muito conteúdo, votou a favor da resolução contra a Rússia. Isso, de alguma forma, nos dá algum alento sobre a política externa brasileira seguir os parâmetros que ela sempre seguiu, de defesa da paz, de autodeterminação dos povos e de resolução pacífica de conflitos. Menos mal que o Brasil deu esse sinal porque quando se olha para dentro da presidência da República, por exemplo, foram vários dias tentando extrair alguma declaração de Jair Messias Bolsonaro ir contra esse conflito”, avalia.
Logo após a votação, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, usou seu Twitter para agradecer os países que votaram a favor da resolução de condenação dos ataques russos à Ucrânia, dentre eles o Brasil.













