Casos de varíola de macacos já começaram a ser registados no Brasil. No país, já são 37 casos confirmados segundo informações do Ministério da Saúde. Em Goiânia, já há um caso sendo monitorado e dois em observação. Em entrevista à Sagres, o superintendente de Atenção à Saúde de Goiânia, Yves Mauro Ternes, explicou o que é a doença e como proceder em caso de suspeitas.

Ouça a entrevista em formato de podcast:

Ouça “Especialista explica o que é e o monitoramento da varíola dos macacos” no Spreaker.

“A varíola dos macacos é uma doença viral transmitida por contato, principalmente pela pele, mas que não chega a ser muito transmissível por vias aéreas. Demanda cuidados paliativos, mas quem em até duas semanas os sintomas já começam a desaparecer. Não é uma doença que costuma desenvolver complicações ao paciente, mas em caso de sintomas o paciente deve procurar atendimento médico,” orienta o especialista.

O superintendente comentou acerca do caso suspeito que vem sendo acompanhado em Goiânia. Segundo ele, o caso é isolado e já vem sendo monitorado diariamente.

“Recebemos o caso no sábado (25) e desde então estamos fazendo o monitoramento diário desta paciente que vem evoluindo bem. Foram coletadas amostras para testes também de outras doenças que estão em análise laboratorial e logo teremos o diagnóstico correto, se é ou não caso de varíola de macaco”, disse o superintendente.

Confira a entrevista completa:

Leia mais: