Quantas vezes você já ouviu nos estádios de futebol o grito de que “Tá cedo”? Se uma equipe perde o jogo por uma boa margem de gol depois da metade do 2º tempo é comum parte da torcida deixar o estádio antes do fim da partida. Isso é a senha para os torcedores do time que está ganhando gritarem em coro: “tá cedo …”

Adson, está cedo para jogar a toalha! Você como presidente precisa liderar o movimento do “eu acredito” da permanência na Série A. Nas últimas entrevistas, você oscilou entre o otimismo e o pessimismo. É hora de uniformizar o discurso.

Depois da derrota por 2 a 0 para o Atlético MG, no Accioly, você chegou a dizer que “só a Copa Sul-Americana poderia salvar o ano do Dragão. Após a derrota para o Coritiba por 2 a 0, afirmou:

“A questão é acreditar que nós jogamos em alto nível em muitos momentos nesse ano. Se o Atlético-GO conseguir reverter esse rebaixamento, que está muito difícil, até porque três pontos na Série A são uma eternidade, os jogos são muito parelhos. A gente pode reverter, mas é um momento muito difícil e que a gente sente que muitos jogadores estão absorvendo muito mal”.

Na mesma entrevista você acrescentou que daqui a pouco vai começar a pensar no ano que vem. Adson, neste momento difícil o discurso no Atlético-GO precisa ser otimista. Todos falando a mesma língua. Caminhando na mesma direção. Não custa nada acreditar. O sábio poeta Bráulio Pessoa ensina:

“Não desanime por nada

Pois até uma topada

Empurra você pra frente”.

O Fluminense no Brasileiro de 2009 deu o exemplo bem-sucedido de superação. Vamos relembrar como foi a saga do tricolor carioca!

Paralelamente à disputa da Sul-Americana, da qual chegou a ser finalista naquela temporada, o Flu vivia um grande drama. Pelos cálculos dos matemáticos, o Fluminense tinha 99% de chance de ser rebaixado. Dos 7 jogos restantes, precisava vencer seis e empatar um. Cuca substituiu o Parreira e, em campo, o atacante Fred comandou um time de guerreiros.

O Tricolor protagonizou uma das maiores façanhas do futebol brasileiro. Naquela memorável campanha, foram eternizados o cântico de “Time de Guerreiros” e a frase escrita numa faixa: “Lutem até o fim”.

Valeu o esforço. O Fluminense conquistou seis vitórias consecutivas e empatou o último jogo com o Coritiba em 1 a 1, no Estádio Couto Pereira. O “milagre” aconteceu!

Atleticanos, acreditem nisso! Não é hora de jogar a toalha!