Começa nesta segunda-feira (21) em Aparecida de Goiânia a campanha do Dia Mundial da Luta Contra a Tuberculose. A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do município.

Nesta quarta-feira (23) será montado um estande em frente em Cais do Setor Nova Era para atendimento à comunidade, das 7h às 11h da manhã. De acordo com a coordenadora do Programa Tuberculose e Hanseníase, Magali Carvalho, só no ano passado, mais de 150 casos de tuberculose foram identificados em Aparecida.

“O índice da doença no município é alto. Só em 2015, Aparecida registrou 159 casos, sendo estes considerados casos novos, com duas mortes. Agora, até o mês de março, já foram notificados 22 casos. É uma doença que não se pode dizer que é do passado, pois ela está mais presente do que nunca. Qualquer pessoa é suscetível a pegar a doença”, alerta.

Na quarta-feira, véspera do dia mundial de luta contra a doença, as pessoas poderão realizar os exames nos casos sintomáticos. O procedimento é rápido, pode ser feito no laboratório da unidade de saúde e fica proto em até duas horas. A coordenadora destaca o principal sintoma da doença.

“Os principais sintomas são a tosse há mais de três semanas. No estande, os funcionários irão fazer o atendimento a estes pacientes e orientando a fazer a coleta destes escarros, pois é através do escarro é que será dado o diagnóstico da tuberculose”, afirma.

A campanha será intensificada de segunda (21) a quarta-feira (22) em todas as unidades de saúde do município. Além dos exames, será distribuído material educativo com orientações sobre atendimento, prevenção e tratamento.

Sintomas

Tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento são os principais sintomas da tuberculose. Nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue. Pessoas com esses sintomas associados ou isoladamente devem procurar um Posto de Saúde o mais rápido possível, pois o tratamento é gratuito e deve ser iniciado imediatamente.