O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou levantamento em 14 estados e Goiás apresenta taxa de crescimento de 10,3%. O número é no mínimo curioso, pois a base da economia é agropecuária e não industrial. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, analisa que o número é fruto do fortalecimento do mercado interno e a expansão que do setor industrial para estados emergentes como Goiás. Ele relata que o crescimento parte de medidas do governo, por exemplo, o programa Brasil Maior.
“E tudo que está sendo feito no âmbito do plano Brasil Maior tem a intenção de regionalizar o crescimento econômico, descentralizar, oferecer as oportunidades para que as empresas não só as industriais, mas também de serviços, alta tecnologia escolham, localizem seus empreendimentos beneficiando todas as regiões do Brasil. Trabalhamos com incentivos na área tributária, com linhas de crédito do BNDS. Estou certo que o desenvolvimento de Goiás vai se repetir nos próximos anos”, ressaltou o ministro.
O governo federal analisa que o crescimento da indústria goiana passa por políticas públicas adotadas para recuperação do setor a nível nacional, por exemplo, a redução do IPI em diversas áreas da indústria. Algumas reduções estão previstas para terminarem no final deste mês. O ministro Fernando Pimentel aponta que ainda não há nada definido quanto a prorrogações do IPI.
“Devemos anunciar se vamos renovar ou não antes do final do ano. Há uma expectativa grande, acho que o efeito é muito positivo. Agora os últimos dados apurados são de agosto e a indústria brasileira cresceu pela primeira vez desde agosto do ano passado e na média nacional crescemos mais de 1,5%”, declarou Pimentel.
Para se ter uma ideia do que representa o IPI. A redução do Imposto impulsionou a recuperação da indústria em agosto. Os segmentos beneficiados com a medida foram os principais responsáveis pela melhora na produção nacional, o aumento na produção de automóveis foi a principal contribuição para o resultado positivo, mas os eletrodomésticos da linha branca e os artigos de mobiliário também ajudaram.