(Reprodução)

A Secretaria de Economia confirmou nesta segunda-feira (11) que iniciará o pagamento da primeira parcela do salário atrasado de dezembro aos servidores do Executivo ainda em março, possivelmente junto com o salário deste mês. No entanto, ainda não confirma a data precisa do pagamento nem a faixa salarial que receberá a primeira parcela.

Em 17 de janeiro o governo propôs em reunião com líderes dos sindicatos escalonar o salário de dezembro em seis parcelas. Receberiam primeiro quem ganha até R$ 3,5 mil líquidos. Ficaria para agosto o pagamento dos servidores com rendimento líquido acima R$ 17,5 mil. Em novo encontro, realizado no dia 23 de janeiro, os sindicatos rejeitaram a proposta e o secretário de Governo, Ernesto Roller, se comprometeu a reduzir o parcelamento para cinco vezes.

Em nota encaminhada nesta segunda-feira à Radio Sagres 730, a Secretaria de Economia confirmou a previsão de iniciar o pagamento de dezembro ainda neste mês. Disse que uma equipe do governo realiza estudos para verificar quantas parcelas e como será feito o escalonamento e que a quitação dessa folha será com recursos do Tesouro estadual, conforme o fluxo de caixa. A Assessoria de Imprensa, por fim, completou que existe uma previsão de “[o pagamento de dezembro] sair para a primeira parcela junto com o pagamento de março”.

Já receberam dezembro dos servidores dos Tribunais de Justiça, de Contas do Estado e dos Municípios, do Ministério Público, da Assembleia Legislativa e da Secretaria de Saúde, que tiveram suas folhas salariais empenhadas ainda em 2018. Em 31 de janeiro, o governo pagou os salários atrasados para 16.449 servidores da Educação.