Presidente do TRE e Governador de Goiás assinaram termo de cooperação (Foto: Samuel Straioto- Sagres On Line)

Foi assinado nesta quarta-feira (18) um termo de cooperação entre o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) e a Secretaria de Segurança Pública de Goiás. O objetivo é o combate as Fakes News, ou seja, notícias falsas durante o processo eleitoral. A intenção é que a medida que a Justiça Eleitoral receba denúncias, o Estado consiga fornecer ferramentas técnicas e ajuda de pessoal para apurar as irregularidades, como explica o presidente do TRE, Carlos Escher.

“O objetivo principal é o combate as Fake News. O Estado neste convênio com o TRE terá condições de chegar as informações, saber a procedência, a veracidade ou não das informações, isso vem a contribuir, pois os detalhes serão repassados ao juiz eleitoral, que poderá mandar retirar a informação das redes sociais”, por exemplo.

Para o governador de Goiás, José Éliton (PSDB), a intenção é que sejam combatidas notícias falsas, ou que ainda não tenha sido destacado o autor, ou seja, apócrifas. José Éliton disse que o convênio é uma relação institucional.

“A medida tem como objetivo ter um processo eleitoral limpo”, declarou o governador José Éliton.

O superintendente de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, Danilo Carvalho destacou que há um ano equipes trabalhavam no desenvolvimento de uma ferramenta para que o trabalho fosse realizado.

“Assim que a Justiça Eleitoral for provocada e nós formos acionados, será feita a checagem, que é rápida, geralmente é feita entre cinco a vinte minutos. É uma ferramenta desenvolvida por servidores e inédita no país”, afirmou.