Fonte: Internet 

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) encerrou a Campanha de Vacinação contra a Influenza e as atividades do Comitê de Enfrentamento da Síndrome Respiratória Aguda Grave com a constatação de que as ações desenvolvidas em todo o território goiano produziram resultados positivos. Os registros feitos pela SES-GO apontam que os casos de Influenza A H1N1 em todo o Estado estão em queda acentuada, o que indica situação de controle.

Para o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, o controle dos casos de Influenza A H1N1 se deve à efetivação de iniciativas contínuas e pontuais. Desde a constatação dos primeiros casos e da confirmação do surto na Vila São José Bento Cottolengo, em Trindade, em março, foi desencadeada uma série de ações epidemiológicas, de manejo e controle da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza A H1N1 e Vírus Sincicial Respiratório, tanto na entidade filantrópica, quanto no município de Trindade e em todo o Estado.

Meta superada

Em Goiás, já foram imunizados 104.10% do público-alvo, um total de 1.765.999 pessoas vacinadas. Embora a campanha tenha se encerrado no Estado, os municípios goianos que ainda dispõem de vacinas em estoque e que não atingiram a meta para alguns grupos prioritários – como gestantes e crianças de 6 meses a menores de 5 anos – vão continuar vacinando até o dia 22 de junho, data estabelecida pelo MS. 

Número de casos

Os registros da SES-GO mostram que desde a 14ª Semana Epidemiológica (SE) deste ano, em 7 de abril, foram notificados 186 casos de SRAG, dos quais 59 por Influenza A H1N1 (31,3%). O número de registros está em queda desde então. Na SE 21, em 26 de maio, foram notificados 29 casos de SRAG, dos quais 6 por Influenza  A H1N1 (20%). Tais dados já demostram o resultado positivo da antecipação da vacinação. O menor número de óbitos é consequência de todo o alerta dado, ocasionando o diagnóstico precoce e tratamento dos pacientes, resultado da percepção de sazonalidade anterior goiana, em relação ao restante do país.

Esse quadro epidemiológico da SRAG foi apresentado na última reunião do Comitê de Enfrentamento à Influenza no dia 30 de maio. No encontro, foi feita a apresentação final do surto de Influenza A (H1N1) e Vírus Sincicial Respiratório na Vila São José Bento Cottolengo; apresentada a situação atual de SRAG/Influenza no Estado e realizadas avaliações sobre as medidas adotadas, lições aprendidas e perspectivas da vigilância quanto à sazonalidade do vírus Influenza em Goiás. O monitoramento de SRAG/Influenza é contínuo no Estado e o Comitê é sempre acionado frente a situações de aumento de casos.