Jogando no contra-ataque, seleção norte-americana fez 2 a 0 na atual campeã da Europa e espera o classificado de Brasil e África do Sul para a disputa do título da Copa das Confederações.

A Espanha era a favorita, mas a seleção dos Estados Unidos ignorou a invencibilidade espanhola que durava 35 jogos (15 vitórias consecutivas) e venceu o jogo da semifinal da Copa das Confederações por 2 a 0, com gols de Altidore, aos 27 do primeiro tempo, e Dempsey, aos 29 da etapa complementar. A vitória garantiu aos Estados Unidos a vaga na final da Copa das Confederações. A seleção norte-americana aguarda o classificado do confronto entre Brasil e África do Sul.
FICHA TÉCNICA
ESPANHA 0 x 2 ESTADOS UNIDOS
Data: 24/06/2009 Local: estádio Free State, em Bloemfontein (África do Sul) Árbitro: Jorge Larrionda (URU) Assistentes: Pablo Fantino (URU) e Mauricio Espinoza (URU) Cartao vermelho: Bradley (Estados Unidos)
Gols: Altidore (26/1T); Dempsey (28/2T)

Espanha: Casillas; Sergio Ramos, Pique, Puyol e Capdevila; Xavi, Xabi Alonso, Riera (Mata) e Fabregas (Cazorla); David Villa e Fernando Torres.Técnico: Vicente Del Bosque.
Estados Unidos: Howard; Spector, Onyewu, Bocanegra e DeMerit; Dempsey (Bornstein), Bradley, Clark e Donovan; Davies (Feilhaber) e Altidore (Casey).Técnico: Bob Bradley.