O Dia do Estagiário é comemorado nesta terça-feira, 18 de agosto. A data foi instituída em 1982 conforme o decreto 87.497. É considerado estágio curricular qualquer atividade de aprendizagem social, cultural e profissional, proporcionada ao estudante pela participação em situações reais de vida e trabalho.

Segundo o presidente do Instituto Promover (Iphac), Valdinei Valério, em entrevista à Sagres TV, é importante proporcionar ao estudante uma possibilidade de exercer a prática da sua área.

“Nós sabemos que é diferente ouvir a teoria e realmente colocá-la em prática e o estágio é esse momento de aprendizado e conhecimento da área escolhida”, explica.

Valdinei Valério esclarece que somente possuir habilidades técnicas e cognitivas já não são um diferencial para um estagiário. Segundo o presidente do Iphac, o mercado procura habilidades socioemocionais.

“É necessário que os profissionais tenham habilidades de adaptação, que saibam ultrapassar desafios e lidar bem com as novas tecnologias. O mercado busca por pessoas que têm habilidades para acompanhar as mudanças”, explicou.

De acordo com Valdinei Valério, o estágio auxilia o estudante a conhecer as suas limitações e saber quais caminhos trilhar para ser um melhor profissional.

“O estágio tem um papel espetacular na vida do profissional e na forma que ele vê a sua vida, faz com que o estudante conheça melhor a si próprio”, afirmou.

Confira na íntegra a entrevista com Valdinei Valério no Tom Maior #78