Foto: REUTERS/Tolga Akmen

O Sistema Sagres de Comunicação conta um novo programa exclusivo sobre o cenário mundial. É que estreou neste sábado (26) o Sagres Internacional, na Rádio Sagres 730 e plataformas digitais. O formato conta com os principais fatos e a credibilidade para análises profundas, pautadas pela contextualização histórica das últimas notícias.

O programa será todo sábado, das 14h às 15h, com apresentação do jornalista Rubens Salomão e comentários do professor de história e geopolítica Norberto Salomão, além da participação de especialistas. 

Na edição de estreia, o “Tema do Dia” é a Venezuela. O país vizinho vive instabilidade política desde que o líder da oposição, Juan Guardió, se auto declarou presidente interino, por não reconhecer a reeleição de Nicolás Maduro. 

Logo na abertura, o Sagres Internacional analisa declarações de destaque da primeira ministra do Reino Unido, Theresa May, que articula no Parlamento um novo acordo para a saída da União Europeia, marcada para o dia 26 de março. No segundo bloco, destaque para as consequências do shutdown (paralisação) do governo de Donald Trump nos Estados Unidos e a disputa na OTAN (Organização do Tratado Norte) com a Rússia, no que pode ser considerada a nova “crise dos mísseis” – tudo no quadro ‘Velas ao Mar’, em que a Sagres passeia pelo giro internacional. 

Ainda há tempo para o “Brasil Internacional” e a avaliação sobre os posicionamentos do nosso país no panorama mundial. Desta vez, sobre a relação com a Venezuela e a apresentação do País ao mercado internacional feita pelo presidente Jair Bolsonaro, no Fórum Econômico Mundial, na Suíça. Por fim, o programa se inspira no Samba do Arnesto, de Adoniram Barbosa, para avaliar as medidas tomadas pelo país e o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. 

Confira a íntegra do programa de estreia do Sagres Internacional