Com um salto de 6,96 metros, o goiano Francisco Joaquim Oliveira Filho conquistou a primeira medalha de ouro para o estado de Goiás nos Jogos Escolares da Juventude, que estão acontecendo em Aracaju, no Sergipe.

Na final que aconteceu na Vila Olímpica UNIT, no último domingo, Francisco, 17 anos, bateu na categoria Sub -18, Victor Raphael Leite, de São Paulo, e Erick Gama Bratti, de Santa Catarina.

“Tinha muitos caras fortes e bons, que estavam saltando acima de seis metros”, destacou Francisco, que também agradeceu quem o apoiou até a conquista. “Não foi uma prova fácil. Estou sempre mantendo o foco, a persistência e a fé em Deus. Quero agradecer a todos que me auxiliam e torcem por mim”, agradeceu o campeão, que nasceu em Rialma e é estudante do CEPI – Centro de Ensino em Período Integral Rui Barbosa – da rede pública estadual de ensino.

Com o início no futsal, Francisco mudou de modalidade após a técnica que o acompanha em Rialma, Helaine Pereira, identificar que o aluno tinha potencial para disputar no atletismo. “Ele iniciou nas corridas de velocidade, mas foi no salto em distância que ele obteve destaque”, conta a técnica, que já acompanhava Francisco quando conquistou a medalha de bronze no mês passado em uma etapa do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-18 Interclubes de Atletismo.

Os Jogos Escolares da Juventude seguem na cidade de Aracaju até o próximo dia 17. São mais de quatro mil participantes dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. O evento integra alunos com até 17 anos das redes pública e privada de país.

Francisco Joaquim no lugar mais alto do pódio nos Jogos da Juventude (Foto – Seduc)