Uma estudante de 20 anos foi aprovada na primeira colocação do vestibular do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA), considerado um dos mais concorridos de todo o país. Luciana de Oliveira dos Santos, de 20 anos, conquistou o primeiro lugar entre os candidatos que optaram pela carreira militar.

Ao todo, 9.364 estudantes participaram do vestibular concorrendo a 150 vagas nos seis cursos de engenharia oferecidos pelo instituto. Entre os inscritos, 2.218 são mulheres, o que corresponde a 23% do total de participantes. Dos aprovados, apenas nove são mulheres, o que representa 6%.

Natural do Recife (PE), Luciana saiu de casa em 2021 para estudar, primeiramente foi para Fortaleza, no início deste ano se mudou para São José dos Campos (SP), justamente para ficar mais perto da faculdade dos sonhos e se matricular em um cursinho.

Em entrevista ao portal de notícias UOL, Luciana conta que o início não foi fácil. Teve que superar a distância da família e se adpatar a uma rotina puxada.”Quando eu cheguei no cursinho, foi um baque. Ia mal em simulados, tinha problemas que pareciam impossíveis de resolver. Mas esse é um sentimento normal de quem entra. Você tem 17 anos e tem, na sua sala, pessoas de 23 anos já com certa experiência, uma bagagem. É uma rotina puxada, estudar era basicamente tudo o que eu fazia. Todos os dias eu tinha de aprender uma coisa nova, isso me deixava mais animada”, conta.

Agora a jovem espera que a aprovação em primeiro lugar seja também um incentivo para outras mulheres.

“É muito ruim esse sentimento que algumas meninas podem ter de se sentir diferentes por querer estar no ITA. Mas é um espaço que a gente pode pertencer, que estamos sendo bem-vindas e muita gente nos apoia. Estamos ocupando um espaço e sendo acolhidas por todos. Tentar de novo não desmerece sua capacidade intelectual”.

No começo de 2023, Luciana se apresentará à instituição e terá que escolher qual engenharia irá cursar: computação ou elétrica.