A União Nacional dos Estudantes (UNE), com apoio da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) estão realizando o movimento Ocupe Brasília. Os estudantes estão acampados na Esplanada dos Ministérios, e devem continuar no local até o dia 12 de dezembro.

A principal reivindicação dos manifestantes é por um maior investimento na área de educação. O Presidente da UNE, Daniel Iliescu, afirmou que um dos objetivos é pressionar os parlamentares para votação de quatro projetos que circulam na Câmara dos Deputados. Um deles é o Plano Nacional de Educação (PNE), que busca investir no setor 10% do Produto Interno Bruto (PIB) durante os próximos 10 anos.

“Estamos também acompanhando a apresentação do Estatuto da Juventude, que dentro dele tem a consolidação de direitos e diretrizes importantes para a juventude brasileira, dentre as quais o Sistema Nacional de Juventude, a política da meia-passagem de passe escolar e a política da meia-entrada, garantida por Legislação Federal”, aponta.

A previsão é que até este final de semana, cerca de 300 estudantes estejam reunidos nas proximidades do Congresso Nacional. Além da manifestação, também serão realizados eventos culturais. O movimento Ocupe Brasília está aberto aos estudantes de todo o país.

Com informações da repórter Nathália Lima