Estudantes secundaristas e universitários realizaram nova manifestação no centro da cidade. Eles protestaram contra o aumento da passagem do transporte coletivo, a favor da implantação de uma linha de ônibus que ligue o terminal Padre Pelágio ao Campus 2 da UFG, aumento no número de ônibus que circulam na cidade e principalmente o passe livre estudantil.
De acordo com a diretora do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFG, Marcela Coimbra, o resultado das constantes manifestações realizadas nas últimas semanas está sendo positivo.
“Temos conseguido a proximidade de muitos outros colégios, secundaristas, associações de moradores. O DCE da UFG faz parte do Comitê de Combate às privatizações e ao estado criminoso eles têm nos ajudado bastante”, afirma.
Ocupação
Durante a manifestação os estudantes deram algumas voltas na Praça Cívica. Em uma delas, resolveram ocupar um imóvel abandonado.
Segundo o diretor de cultura da União Goiana dos Estudantes Secundaristas (UGES), Cristiano Martins, aponta o que se pretende fazer no local, após esta ocupação.
“Aqui vamos dar aula de hip hop, aula de teatro, malabares e capoeira e outros segmentos da nossa cultura. Temos grupos como o Canela Seca, Pão e Circo e Nação Hip Hop dentro da UGES que irão nos ajudar a tirar esses meninos da rua, do crack. Devemos ir além da educação”, avalia.
Mais de 300 estudantes participaram do protesto. A categoria pretende entregar as autoridades do executivo estadual e também da capital, um abaixo assinado pedindo melhorias no transporte.