No dia 18 de agosto, é celebrado o Dia do Estagiário. A data é comemorado no dia do aniversário de um decreto de 1989 que trouxe as primeiras regras modernas para o estágio curricular no Brasil. Mesmo o decreto tendo sido revogado e substituído pela lei 11.788, de 2008, a comemoração se manteve neste dia e é usada para lembrar dos direitos e deveres desses estudantes.

Essa iniciação no mercado de trabalho é fundamental para a formação dos futuros profissionais. A Débora desde que ingressou na faculdade já estava de olho no estágio. Para ela, o estágio é a oportunidade de fazer na prática tudo aquilo que tem aprendido na sala de aula.

“Desde que eu entrei na faculdade eu já pensava que eu deveria fazer um estágio, porque seria minha ponte para o mercado. Com ele, eu pude aprender como executar o trabalho, a fazer na prática o que tenho aprendido na sala de aula. A melhor forma de colocar tudo isso na prática é no estágio”, disse a estagiária.

Já a Lorena faz faculdade de Administração e explicou que o processo de entender a importância e a necessidade do estágio foi algo muito natural e gradativo. Para ela, adquirir experiência profissional ainda durante a graduação pode fazer a diferença no mercado de trabalho.

“Eu não queria me inserir no mercado de trabalho sem fazer um estágio. Acredito que procurar trabalho só depois de formada poderia ser algo mais difícil pela questão da experiência. Muitas empresas cobram experiência e durante a faculdade essa oportunidade vem pelo estágio”, afirmou a estudante.

Leia mais: