Pesquisa foi realizada pela UFG e os dados serão apresentados nesta terça-feira (Foto: Divulgação)
A Prefeitura de Goiânia vai divulgar o resultado do 2° Censo da População em Situação de Rua e da primeira pesquisa sobre os trabalhadores de rua em Goiânia, nesta terça-feira (10). O estudo foi realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), em parceira com a Universidade Federal de Goiás (UFG).
O objetivo da realização do Censo é possuir dados para elaborar políticas públicas específicas para moradores de rua. Para isso, a SMDHPA e a UFG capacitaram, em setembro, 40 pessoas para acompanhar e ajudar na execução da pesquisa. A Universidade promoveu aulas no Núcleo de Estudos Sobre Criminalidade e Violência (Necrivi), da Faculdade de Ciências Sociais, para orientar os voluntários sobre o procedimento.
Censo de moradores e trabalhadores de rua
Prefeitura e UFG treinaram os voluntários para Censo (Foto: Edilson Pelikano)
A pesquisa foi coordenada por Dijaci David de Oliveira, professor da Faculdade de Ciências Sociais da UFG. Através da pesquisa, segundo a Prefeitura, será conhecido o perfil das pessoas que vivem e trabalham na rua e o levantamento ajudará a gestão municipal a desenvolver um novo projeto de políticas públicas para reinserção social.
Esta é a segunda vez que o Censo é realizado, a primeira foi em dezembro de 2015 e teve o resultado divulgado em fevereiro de 2016, também parceria com a UFG. A novidade desse ano é a primeira pesquisa sobre os trabalhadores de rua da Capital. O último Censo identificou um total de 351 pessoas em situação de rua, sendo idosos, adultos, adolescentes e crianças. Segundo a Prefeitura de Goiânaia, na época, 12,3% não quiseram responder o questionário e outros 15,1% não responderam por motivos diversos. Confira nas tabelas o resultado do estudo feito em 2015.
Centro Pop
Em 2015, a Prefeitura de Goiânia inaugurou o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) na Capital, o local surgiu para atender as pessoas em situação de rua e oferecer serviços nas áreas de saúde, educação, previdência social, trabalho e renda, moradia, cultura, esporte, lazer, segurança alimentar e nutricional. A Unidade Centro Pop Goiânia fica na Rua 10, número 494, Setor Sul.