(Foto: Reprodução/TV Brasil)

Levantamento realizado pela Open Knowledge Brasil (OKBR), organização que atua na área de transparência e abertura de dados públicos, indica que 90% dos estados, incluindo o governo federal, ainda não publicam dados que permitam acompanhar em detalhes a disseminação da pandemia de Covid-19 pelo país. O Brasil registrou seu primeiro caso em 26 de fevereiro de 2020, enquanto Goiás registrou seu primeiro caso em 02 de março de 2020.

Apenas Pernambuco conta, atualmente, com um nível alto de transparência (com 81 pontos de um total de 100, pelos critérios da avaliação). Em seguida, Ceará (69) e Rio de Janeiro (64) também apresentam bom nível de informações, embora ainda haja pontos importantes a melhorar.

Onze estados ainda precisam avançar na publicação de dados e foram considerados “opacos” com relação à Covid-19 – o nível dessa categoria vai de 0 a 19 pontos. Entre estes estados está Goiás que ocupa a 14ª colocação em transparência, com 14 pontos, de acordo com a pesquisa. Pará e Rondônia não apresentaram os dados no dia da coleta dos dados.

“Chama a atenção a ausência de informações sobre testes disponíveis nos estados: na data de coleta das informações, apenas um dos 28 entes avaliados informava esse dado. Outro dado relevante, ainda ausente, é a taxa de ocupação de leitos: nenhum estado conta quantos leitos (sobretudo de UTIs) estão ocupados, em relação ao total disponível”, aponta o estudo.

A análise de dados é feita a partir de três dimensões: Conteúdo (informações como idade, sexo e hospitalização dos pacientes confirmados, além de dados sobre a infraestrutura de saúde), Granularidade (avalia se os casos estão disponíveis de forma individual e anonimizada, além do grau de detalhe sobre a localização (município ou bairro) e o Formato (considera-se a publicação de painéis analíticos, planilhas em formato editável e séries históricas dos casos registrados).

embargado transparencia covid19 page 0004(Foto: Tabela – Indice de Transparencia da Covid-19)

Transparência

Para tentar melhorar estes dados, a partir desta segunda-feira (6/4), todos os cidadãos podem ter acesso às informações sobre como são investidos, pelo Governo de Goiás, os recursos emergenciais utilizados nas aquisições de materiais e serviços de combate ao coronavírus. Para isso, a Controladoria-Geral do Estado (CGE) inseriu no Portal da Transparência (www.transparencia.go.gov.br) painéis que reúnem todos os dados governamentais relativos às licitações que envolvem o coronavírus.

O CoronaInfo, com ações de ouvidoria (informações, reclamações e denúncias) e o CoronaTransp, com os dados de todas as aquisições feitas com os recursos emergenciais pelos órgãos do Poder Executivo Estadual. As atualizações de confirmações de novos casos e um relatório semanal detalhado são publicadas diariamente no site da Secretaria Estadual de Saúde.

Com informações da Agência Bori

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as suas dúvidas e confira como se proteger da doença