(Foto: Ana Carolina Ongaratto/Comunicação RPA)

Parceira da Rede Pro Aprendiz no desenvolvimento de políticas públicas voltadas a juventude na cidade de Barcelona, representantes da Fundesplai estiveram em comitiva no Brasil, entre os dias 23 e 31 de agosto, para visitar as cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília e Goiânia para intercâmbio no aprimoramento dos programas desenvolvidos.

O programa “Jovem Valor” foi iniciado, de forma experimental, em março de 2017, contando com a presença de 30 jovens catalães em risco de vulnerabilidade social.

“Esta já é a terceira vez que venho ao Brasil para conhecer esta experiência. Estamos replicando esta experiência pioneira na Catalunha. Iniciamos com um projeto inicial de 30 jovens e vamos partir para as ampliações. Esta é uma experiência única porque alcança empresas, governos e os jovens que estão na marginalidade e aguardam oportunidade para ingressar no mercado de trabalho” explica Josepp Gasso, presidente da Fundesplai.

Saiba Mais: “Metade dos jovens na Espanha não trabalham e não estudam”

A comitiva espanhola aproveitou a viagem ao Brasil para conhecer e realizar intercâmbio com as experiências vividas no Museu do Amanhã (Rio de Janeiro) e Museu Inhotim (Belo Horizonte) para construir um espaço de discussão de soluções para o mundo.

“Também viemos para visitar o Museu do Amanhã e o Museu Inhotim porque a Fundesplai está interessada em implantar um Museu do Amanhã em El Prat de Lobrat (região metropolitana de Barcelona). Queremos que todos comecem a pensar como solucionar os problemas deste mundo de uma maneira melhor e mais sustentável” revelou o presidente da Fundesplai.