Foto: Divulgação 

Não só de folia vive o Carnaval. Entre os dias 22 e 25 de fevereiro, Ceres será uma das sedes da 64º Confraternização das Campanhas de Fraternidade Auta de Sousa, Promoção Social Espírita, a Concrafas – PSE. Uma das práticas pregada por Alan Kardec, o codificador do espíritismo de que “fora da caridade não há salvação”, a Campanha está presente na lista de atividades da maioria das Casas Espíritas, sendo realizada anualmente e sempre no período carnavalesco. Além do município goiano, também será realizada em São Paulo.

No evento, ocorrem diversas atividades como cursos, oficinas, palestras, seminários, mesas redondas a respeito de temas relacionados a promoção social, problemas contemporâneos de crianças, jovens, adultos e idosos, saúde, educação e a atuação do espiritismo diante de demandas humanitárias. No período da Campanha os participantes tiram um dia da semana, saem de porta em porta distribuíndo mensagens espíritas, falando sobre a doutrina e recolhendo donativos, para distribuição entre pessoas e famílias necessitadas.

O médico Cláudio Campos Borges, um dos coordenadores da Concrafas PSE 2020, afirma que o evento tem alta representatividade. “A Concrafas representa muito, tem uma importância enorme nesse contexto agora em que vivemos, nesse mundo em crise, nesse mundo onde vivemos uma transição, um embate de ideias, onde a gente observa um planeta, onde o mal não está querendo ceder a influência da luz, porém é natural que quando se acende a luz a escuridão vai desaparecendo”.

Sem sede fixa, a Campanha de Confraternização ocorre em cidades diferentes e é organizada e dirigida por espíritas destas cidades. Claudio Campos Borges disse que a Casa Espírita de Ceres recebeu a incumbência de organizar o evento há três anos. O médico destacou que o trabalho foi intenso neste período e que há uma semana do início os preparativos estão a todo vapor. “A parte de produção doutrinária, preparação dos estudos, dos cursos, dos instrutores, graças a deus está bem organizada. A parte de relações fraternas e a estrutura para recepcionar as pessoas, alojar as pessoas está indo também graças a Deus tudo muito de acordo. No momento estamos tratando da infraestrutura”.

A Concrafas PSE de Ceres vai acolher participantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Mas o médico diz que espíritas de outras nações também se inscreveram para participar do evento. “Estamos com 10 inscritos internacionais de 10 nacionalidades diferentes. Representante dos Estados Unidos, da Inglaterra e de países da América Latina: México, Guatemala, Honduras, Paraguai, Bolívia, Panamá. Estamos aqui com esse contingente de 10 participantes de países outros além fronteira”, celebrou.

A Confraternização das Campanhas de Fraternidade Auta de Sousa terá quatro dias de programação: 22, 23, 24 e 25 de fevereiro. A organização do evento espera em Ceres cerca de 2.500 pessoas. De acordo com Cláudio Campos Borges a euforia na cidade com a aproximação do evento é notável. “Ceres está em festa, a equipe da nossa Casa Espírita e das Casas Espíritas da região que estão todos somando conosco estão em festa, estamos alegres demais, é uma atmosfera diferente, é uma vibração, é uma presença espiritual enorme”, festejou. 

Confira a reportagem de Cleber Ferreira

{source}
<iframe width=”100%” height=”20″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/762846925&color=%23ff5500&inverse=false&auto_play=false&show_user=true”></iframe>
{/source} 
 

O Carnaval 2020 da Rádio Sagres 730 tem a produção de Petras de Souza, edições e montagens de Roberval Silva, e reportagem de Cléber Ferreira.

Confira mais do Carnaval em Goiás

Foliões vão às ruas no Carnaval 2020 em Goiânia; confira a programação

Mais de 140 mil pessoas são esperadas na folia de Caldas Novas 2020