O evento Technovation Summer School for Girls chega a sua terceira edição em 2021 e, em função da pandemia, será totalmente online e gratuito. O evento visa incentivar para que mais meninas se interessem por ciências exatas e tecnologias. Nesta edição, as meninas serão ensinadas a criar um aplicativo do zero, além de aprender a negociá-lo.

A coordenadora do evento, Kalinka Castelo Branco, em entrevista ao Sagres em Tom Maior explicou que inicialmente pensou que poucas meninas se matriculariam no evento, mas que o resultado foi outro. “Ano a ano a gente tem tido mais procura, principalmente, por meninas de escola pública”.

Kalinka conta que a principal proposta é incentivar para que garotas de 10 a 18 anos se interessem pelas ciências exatas. “Fazer com que as meninas possam não só usar, mas entender como funciona o desenvolvimento da tecnologia.”

A ideia do Technovation é para que as meninas criem algo que tenha relação com a vida delas, com algo que elas estão precisando. Kalinka conta que ainda se surpreende com a consciência delas. “É interessante você ver meninas tão novas preocupadas com realidade de coisas tão importantes que acontecem no nosso dia a dia”, afirmou.

O evento será realizado em fevereiro, março e abril e, no momento, os organizadores buscam voluntários para auxiliar as meninas nos aspectos do curso, como o desenvolvimento dos aplicativos.

Veja a entrevista na íntegra a partir de 1h10m: