Organizadores de grandes eventos em Goiânia podem passar a pagar uma taxa adicional para terem o serviço de organização do trânsito da prefeitura. Um projeto de lei, enviado pelo Paço à Câmara de Vereadores e aprovado em primeira votação, estabelece cobranças que variam de R$ 64,00 a R$ 3 mil, dependendo da quantidade de participantes do evento.

O texto foi “emendado” pelo vereador Simeyzon Silveira (PSC). A alteração busca isentar organizações sem fins lucrativos da taxa e encaminhar uma parte da nova arrecadação ao Fundo Municipal de Turismo.

“Eu quero equilibrar o projeto e dar a ele uma justiça maior. 10% da taxa precisa ser destinado ao Fundo Municipal de Turismo e vamos isentar dessa taxa as entidades filantrópicas, religiosas, sem fim lucrativos ou associações”.

A matéria foi aprovada, com a emenda, por unanimidade no plenário da Câmara, apesar de alguns parlamentares serem contrários à criação de qualquer nova taxa.

Virmondes Cruvinel (PSD) tem esta opinião, mas explica que, com a mudança, o projeto é aceitável. “Ao colocar essa ideia, é um grande comprometimento. Qualquer criação de taxa, na minha opinião, é absurda. Então pelo menos, tentamos resgatar uma certa coerência”.