Sagres em OFF
Rubens Salomão

Ex-emedebistas tentam evitar indicação de Daniel Vilela para vice de Ronaldo Caiado

As aparentes opções  feitas pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) para ampliar a estrutura política, de olho na disputa da eleição em 2022, seguem gerando insatisfações pontuais na base aliada, principalmente entre aqueles poucos parlamentares e prefeitos que originalmente estiveram com o projeto desde sua formação, em 2018. Depois de mostrar insatisfação, em entrevista à Sagres Em Off na última semana, em relação à aproximação com tucanos, agora o prefeito de Catalão, Adib Elias, tentou vetar a presença de Daniel Vilela na vaga de vice-governador, a partir da iminente confirmação de aliança entre DEM e MDB.

Ouça a coluna Sagres em OFF:

Adib mostrou a insatisfação no Palácio das Esmeraldas, em conversa com Caiado na noite da última quarta-feira (18), acompanhado de outros ex-emedebistas : o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale (Democratas), e o presidente da Codego, Renato de Castro, ex-prefeito de Goianésia. Todos defenderam veto à candidatura do presidente do MDB, Daniel Vilela, na vice-governadoria em 2022. O principal argumento é de que o governador não deveria valorizar quem trabalhou contra sua eleição em 2018 e que, inclusive, moveu processo de expulsão no partido contra os prefeitos caiadista.

Confira o episódio anterior: Para Ministério Público, contrato de consultoria na Comurg viola Lei de Licitações

Durante a conversa, o governador ouviu mais e falou pouco. Quando se manifestou, disse que as decisões ainda serão tomadas em tempo oportuno, mas que se reserva o direito de escolher o nome para a vice. Adib foi o mais irritado e chegou a se exaltar diante da posição de Ronaldo Caiado. Teria passado a considerar até deixar a base de apoio do governador. Os outros ex-emedebistas, no entanto, fizeram coro quanto ao veto à presença de Daniel na vice, mas rejeitam a possibilidade de mudar de lado.

Foto: Caiado abraça Adib Elias na campanha de 2018, observado pelo também ex-emedebista José Nelto.

Subiu no telhado

Prefeitos de cidades do interior deixaram reunião sobre possível redução do ICMS sobre a gasolina insatisfeitos. O entendimento dos gestores é de que as soluções apresentadas não vão representar mudança direta no preço nas bombas para o motorista. A conversa com as direções governistas de AGM e FGM continuam nesta sexta-feira (20).

Previsão

Haroldo Naves (FGM) e Carlão da Fox (AGM) terão café da manhã com o governador Ronaldo Caiado e, logo depois, há previsão de anúncio sobre quais medidas deverão ou não ser tomadas para combater a alta do preço nos combustíveis em Goiás.

(Foto: Divulgação/Getty Images)
(Foto: Divulgação/Getty Images)

A propósito…

A Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon) deflagrou ontem operação para fiscalizar irregularidades na venda de combustíveis ao consumidor. Em ação integrada pela Polícia Militar de Goiás e Procon Goiás. Foram inspecionados 10 postos de combustíveis em Goiânia, em abertura dos trabalhos.

Foco

A ação tem como objetivo verificar regularidade relacionada à qualidade e quantidade dos combustíveis entregues ao consumidor, além de analisar se o dever de informação clara, ostensiva e precisa no que se refere aos preços dos combustíveis estava sendo cumprido, segundo a Decon.

Cassação

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram, por unanimidade, pela cassação do mandato do deputado estadual Vinícius Cirqueira (Pros). Ele foi acusado de ter feito gastos ilícitos durante a campanha eleitoral de 2018 pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

vinicius cirqueira
Foto: Deputado Vinícius Cirqueira no plenário da Assembleia Legislativa. (Crédito: Divulgação)

Memória

Em janeiro de 2020, o parlamentar já havia sido cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) e depois, em dezembro, pelo TSE por decisão monocrática do ministro Alexandre de Moraes. A defesa recorreu, porém, hoje, os demais ministros confirmaram a decisão. Cirqueira gastou R$ 164,2 mil em cartões de débito do partido em despesas eleitorais não comprovadas.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.