O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) de 2020 será aplicado em 13 cidades. De acordo com o Inep, 16.452 médicos foram inscritos para esta edição. O exame deve ser realizado em duas fases, sendo a primeira no dia 6 de dezembro.

Informações como local de prova, horário, data e número de inscrição podem ser conferidas a partir da próxima segunda-feira (23), na Página do Participante.

O Revalida foi criado pelos ministérios da Educação e da Saúde para simplificar o processo de reconhecimento de diplomas de medicina emitidos por instituições de ensino estrangeiras.

Para atuar como médico no Brasil, o estudante formado no exterior precisa fazer o reconhecimento do seu diploma. Assim, ele pode solicitar ao conselho regional de medicina a autorização para trabalhar.

Nas regras do exame, só realizam a segunda fase da prova o médico que foi aprovado na primeira. Contudo, se ele for reprovado na segunda parte, é possível se inscrever para a próxima edição diretamente na segunda fase, eliminando a primeira.

Dili Zago é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a Faculdade Araguaia, sob supervisão da jornalista Letícia Martins.