A atual temporada da Stock Car tem o circuito de Goiânia duas vezes em seu calendário. Com a primeira passagem em março, a capital do cerrado recebe novamente o maior torneio do automobilismo brasileiro. No próximo domingo, dia 6, os pilotos entram na pista do Autódromo Internacional Ayrton Senna para a décima etapa da competição.
Pilotos e equipes renomadas estão no páreo, como a Shell Racing. A marca é uma das mais novas a ingressar no torneio, datando seu início no ano de 2012. A empresa é dirigida por Rodolpho Mattheis, que sucedeu seu pai Andreas Mattheis. Desde sua estreia, a Shell conseguiu uma pole position e seis vitórias. Na atual temporada, a equipe é representada por Átila Abreu e Ricardo Zonta e está na 6ª colocação, com seis top 5 e dezessete top 10, somando 224 pontos.
ÁTILA ABREU E RICARDO ZONTA
Átila Abreu é o principal nome da Shell Racing na Stock Car. O piloto de 29 anos tem nove pole positions e sete vitórias, mas ainda não conseguiu o título do principal torneio automobilístico do país. O piloto, que é natural de Sorocaba, começou sua carreia nas pistas de kart e construiu história na Europa, correndo ao lado de pilotos como Lewis Hamilton e Sebastian Vettel.
O sorocabano abandonou os carros de fórmula devida estatura elevada, tem mais de um metro e noventa, e migrou para os carros de turismo. Estreou na Stock Car no ano de 2006, correndo provas esporádicas ao longo de dois anos. Sua primeira temporada completa foi em 2008 e sua primeira vitória foi em 2010, no circuito de rua de Ribeirão Preto. Átila conseguiria o apelido de Rei de Ribeirão no ano seguinte, quando ganhou a mesma prova do interior paulista. Em 2014, o piloto beliscou o vice-campeonato, atrás de Rubens Barrichello.
Na primeira etapa de Goiânia, Átila foi o sexto colocado e, no quadro geral, ocupa a 12ª colocação, com dois top 5 e oito top 10, somando 116 pontos. Com chances remotas de título, o piloto quer terminar a temporada de forma competitiva, já que está mudando de equipe, e rasgou elogios ao autódromo da capital goiana.
“Por mim, teria doze corridas em Goiânia. O público é muito receptivo, o autódromo, depois da reforma, ficou um dos principais autódromos do país. A pista ficou muito boa, tem área de escape, pista rápida, um ótimo asfalta. Para nós que gostamos de andar rápido, Goiânia é o lugar certo. Nosso grande desafio é tentar identificar o melhor para a condição de pista, temperatura, pressão atmosférica. A conquista é muito difícil, eu estou de mudança para a equipe TMG e queria encerrar essa minha passagem de forma muito positiva, tentando brigar por pódios e vitórias”, disse.
Ricardo Zonta é o parceiro de equipe de Átila, o piloto tem 40 anos e é natural de Curitiba, no Paraná. Ricardo já disputou a Fórmula 1, principal competição do automobilismo mundial. Entrou na categoria no ano de 1999, com a BAR e ficou por dois anos como piloto de teste da McLaren. Ricardo fez sua última corrida em 2005 e seguiu por mais dois anos como piloto de teste.
O piloto chegou a Stock Car no ano de 2007 e soma uma pole position e uma vitória até o momento. Em 2013, foi campeão da Corrida do Milhão, prova mais famosa da Stock. Na atual temporada, Zona ocupa a 13ª colocação, com quatro top 5 e nove top 10, somando 108 pontos. Na primeira temporada em Goiânia, o piloto conclui a prova na 16ª posição.