Confira a entrevista, na íntegra, de Ney Franco ao repórter Juliano Moreira
{mp3}stories/audio/Reportagem_Esporte/2011/AGOSTO/ney franco juliano moreira 24 08{/mp3}
“Nós estamos comemorando muito ainda esse título, porque foi uma competição muito difícil e, em cima dessa dificuldade, a gente voltou para o Brasil com o título e a certeza do dever cumprido, de representar nosso país em mais um Mundial. Agora nós vamos planejar o futuro da Seleção Sub-20 para o Pan Americano, que a gente vai disputar”, revelou
Ainda sobre a nova safra, que fez bonito em terras colombianas, Ney Franco avaliou a possibilidade de que alguns destes atletas façam parte do grupo principal que Mano Menezes levará a Copa 2014, disputada em terras brasileiras. O treinador demonstrou que é difícil que muitos destes jogadores estejam presentes, mas reconhece que alguns tem potencial de defender a nova geração ao lado de Neymar, Pato e Ganso, que estarão no topo da carreira.
“A gente sabe que esses jogadores, em 2014, deverão estar com 22, 23 anos e a gente sabe ao mesmo tempo que o Mano vai ter muitas opções com jogadores de 25 a 28 anos, no auge da forma física e da experiência. Eu avalio que essa geração, se a gente tiver dois ou três jogadores na Copa 2014, já é um número significativo e se passar disso, é acima da expectativa. É uma geração muito boa para ser utilizada”, destacou.
Chance de medalha
A grande chance de comandar um grande projeto, que é uma Seleção de Base, irá se juntar, nesse mês de Setembro, com o sonho de defender o país em uma competição olímpica. É que, como confirmou Ney Franco, foi decidido pela CBF que a Sub-20 vai defender o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. O treinador está na expectativa e já vai iniciar o trabalho de convocação, sempre tentando um acordo com os clubes.
“Isso ficou definido em reunião na CBF, nós vamos representar o Brasil em Guadalajara e podemos convocar apenas 18 jogadores. Vou definir uma lista e depois ligar para os clubes, porque a gente tem que ter essa concessão dos atletas pelos clubes, porque não é uma data FIFA. O clube não é obrigado, mas em função da importância dessa competição, a gente vai tentar convencer os clubes para ir com força máxima”, explicou.
Aliás, a liberação de jogadores por parte dos clubes é uma das dores de cabeça que tem, não só Ney Franco, mas também o próprio treinador da Seleção principal, Mano Menezes. Por isso, o torcedor brasileiro que vai torcer pela medalha de ouro durante o Pan-Americano já pode saber que não verá Neymar e Lucas, muito menos Oscar e Phillipe Coutinho, destaques do último mundial.
“Claro que tem que ter uma certa sensibilidade, mas eu como treinador gostaria sempre de levar força máxima. Se eu pudesse pegar o Lucas, o Neymar, o Oscar do Internacional, se pudesse pegar de novo o Phillipe Coutinho, da Inter de Milão, esse era meu grande objetivo, mas a gente sabe que isso não vai acontecer. Na medida que os clubes liberarem, a gente vai montar uma equipe forte para a competição”, reconheceu.
Jóia esmeraldina
A surpresa é que Ney Franco não olha apenas para os grandes centros, como clubes do Sudeste e do Sul, ao garimpar novos talentos. O treinador da Sub-20 confidenciou que a CBF tem observado com carinho o talento do zagueiro Rafael Tolói, do Goiás, que mesmo estando na Série B, chama atenção. E Tolói não foi o único esmeraldino lembrado pelo técnico canarinho.
“ O Tolói, principalmente, é um jogador que a gente vem olhando com bons olhos aqui dentro da CBF, é um jogador que a gente tem acompanhado de perto, assim como o Felipe (Amorim), que tem jogado bem no Goiás. Por exemplo, nós convocamos um jogador da Série B para a preparação do Mundial, que foi o Roni, do Criciúma. Estamos procurando olhar todos os clubes, independente da Série A ou Série B. Creio que o Tolói, todas as vezes que a gente fala no nome dele dentro da CBF, é visto como um jogador talentoso”, admitiu.













