O mundo passa por mais incertezas desde a descoberta de uma nova variante do coronavírus causador da Covid-19, a Ômicron. Em entrevista à Sagres, a médica infectologista Christiane Kobal afirmou que diante da, ainda, falta de informações sobre a nova cepa, é importante que medidas públicas sejam tomadas para acelerar a imunização no país. “A recomendação para os municípios exigirem comprovantes de vacinação completa é uma medida obrigatória”, defende.

Leia mais: São Paulo confirma terceiro caso de paciente com variante ômicron

“Primeiro, temos que informar sobre a importância da vacinação. Segundo, é preciso pensar em programas restritivos porque o não vacinado vai impactar na vida de outras pessoas também. Vacinar é uma medida de saúde pública, é eu me proteger e proteger o outro. Então, essa adoção de medidas restritivas tem que acontecer. Também é preciso fazer uma busca ativa de pessoas não vacinadas ou que não completaram o esquema vacinal”, detalhou Christiane.

Ouça a entrevista completa:

As pesquisas preliminares sobre a nova cepa apontam para uma maior transmissibilidade, mas, até o momento, a Ômicron não parece ter mais patogenicidade (capacidade de agravamento da doença). “É uma variante de importância mundial, que ainda não sabemos o grau de extensão, de lesão que pode causar, mas sabemos que se ela encontrar pessoas não vacinadas, com certeza, teremos problemas com relação à gravidade, pessoas internadas em UTI e precisando de ventilação mecânica”, alertou a infectologista.

Outra ação necessária, segundo Christiane, é a possibilidade de encurtar o período entre uma dose e outra das vacinas contra Covid-19. A administração da dose de reforço, prevista inicialmente para ocorrer seis meses após a segunda dose, já desceu para cinco meses, e há estudos para que a imunização ocorra em quatro meses.

A infectologista alertou ainda para a necessidade da continuidade das principais medidas individuais de prevenção contra a Covid como o uso de máscaras, além da higienização das mãos.

Assista à entrevista no Sagres Sinal Aberto: