Goiás apresenta números positivos na balança comercial referente ao mês de setembro. As exportações tiveram aumento de 21% em relação a agosto, e de 61% sobre o resultado do mesmo período do ano passado. Já as importações se mantiveram na casa dos mais de R$ 400 milhões e o saldo é positivo, de quase R$ 290 milhões.
O secretário estadual de Indústria e Comércio, Alexandre Baldy, destaca que os números estão bem acima da balança nacional e que Goiás é destaque no mercado exterior. “Os produtos goianos continuam em ascensão ao mercado internacional. Nós tivemos um crescimento vertiginoso na venda do milho, o que representa um importante crescimento para consolidação da nossa balança comercial”.
Os produtos mais exportados pelo Estado durante o último mês de setembro foram: o milho, responsável por quase 25% das vendas, seguido da soja, carnes, açúcar e metais, com destaque para o sulfeto de cobre. Estes produtos estão em falta no mercado exterior e vários países optaram por comprar os artigos goianos, principalmente China, Índia, Irã, Rússia, Holanda e Egito.
A balança comercial brasileira apresenta saldo negativo de 5%, enquanto que os números goianos mostram crescimento de 25%.