Neste sábado (17), é celebrado o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza. De acordo com o Banco Mundial, em 2020, a pobreza extrema mundial deve aumentar pela primeira vez em duas décadas. Estar nessas condições, significa viver com menos de US$ 1,90 por dia, aproximadamente R$ 10.

Portanto, para falar sobre o assunto, o Sagres em Tom Maior recebeu nesta sexta-feira (16), Mayara Cabeleira, mestre em Ciências Sociais e responsável pela elaboração de projetos na ONG Aventura de Construir. Além dela, Franklin Menezes, consultor de desenvolvimento econômico da ONG.

“A Aventura de Construir com ajuda de parceiros realiza vários projetos que auxiliam os empreendedores, a melhorar a gestão do seu empreendimento, buscar seu sustento e melhorar sua vida social”, disse o consultor.

De acordo com Mayara, a origem dessa extrema pobreza no Brasil se concentra nas formações, no acesso ao conhecimento. Ainda complementou, na questão da pessoa que a pessoa deve entender como consegue sair dessa situação e passar a ter um planejamento.

“Quando as pessoas recebem um programa do governo com auxílio, um valor mensal para que use em benefício a família, muitas vezes ela não sabe como usar esse dinheiro. Aí está esse grande gargalo”, salientou.

A saber, cerca de 150 milhões de pessoas devem cair na extrema pobreza devido à Covid-19, recessão, conflitos e mudanças climáticas. Sendo assim, representando cerca de 1,4% da população mundial.

Confira a entrevista na íntegra no SMT #121