A última prova da 18ª edição do Rally Internacional dos Sertões terminou nesta sexta- feira (20), no Beach Park, em Fortaleza.

Após percorrerem 4.486 km, cruzar seis estados de quatro regiões do país os nobres aventureiros foram consagrados com seus títulos, Luiz Facco e Silvio Deusdará, da Equipe Acelera Siriema, conquistaram o bicampeonato na categoria Super Production.

A bordo de uma Mitsubishi L200 RS, a dupla cruzou a rampa de chegada com o dever cumprido, após liderar nove das dez etapas da prova e ainda cravar a sexta posição na classificação geral dos Carros.

O título de Campeão na categoria veio com um sabor diferente, uma vez que além da vitória pelo segundo ano consecutivo, ele vem marcado com o amadurecimento, o trabalho e dedicação de toda a equipe.

“Tudo que planejamos deu certo. O trabalho do dia-a-dia ao longo de um ano da preparação do carro foi impecável, tudo de primeira linha e conquistar um título em meio a quantidade de carros Protótipos e chegar em sexto na geral foi maravilhoso”, destaca Facco.

Para o cearense Deusdará ainda com a adrenalina a mil pelo título não se intimidou ao declarar: “Terminar o rally em casa teve uma gosto de dupla vitória e o bicampeonato era um sonho que foi concretizado graças a Deus, só tenho a agradecer ao Facco por mais esta oportunidade de estar novamente aqui, à equipe, minha família e não consigo explicar esta emoção”.

Na décima etapa que largou em Sobral, Facco chegou em segundo lugar na Super Production com o tempo de 1h26m04s.

Como a intenção era somente chegar e colocar o carro na parque de apoio, procurou ser bem cauteloso para não correr riscos.

“Esta última especial estava uma delícia do jeito que gostamos, mas aliviei o pé e tive de me segurar para não acelerar em trechos que pisaríamos fundo, mas não poderia comprometer o resultado, então viemos lliteralmente passeando pelo trecho. Mas valeu a pena chegar aqui e encontrar esta festa”, explica o piloto.

Facco completa seis anos de Rally dos Sertões e relata o título não escapou das mãos da dupla novamente porque todo o conjunto foi primoroso: “Com uma equipe de apoio forte e organizada, que foram nossos anjos da guarda, um carro primoroso, a qualidade dos pneus Yokohama que nunca nos deixaram na mão, a navegação excepcional, só me restou entrar no carro e acelerar, meu muito obrigado a todos e aos nossos patrocinadores que acreditaram em nós por mais um ano”.

Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará, em dez dias de prova, muitos veículos enfrentaram dificuldades e não chegaram à capital cearense.

Dos 155 que largaram no dia 11 de agosto em Goiânia (70 motos, 60 carros, 15 quadris e 10 caminhões), 112 conseguiram chegar o destino final em Fortaleza (47 motos, 45 carros, 12 quadris e oito caminhões).

Os campeões 2010 foram Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (Carros), Marcos Cassol/Rodrigo Mello/Davi Fonseca (Caminhões), Marc Coma (motos), Rafal Sonik (quadris).

RESULTADO ACUMULADO DOS CARROS- EXTRA OFICIAL DO RALLY DOS SERTÇÕES 2010

1º) Guilherme Spinelli /Youssef Haddad – (Mitsubishi) – 25h39min39s0
2º) Klever Kolberg/Flavio Marinho de França – (Mitsubishi) – 25h54min58s2
3º) Paulo Nobre (Palmeirinha)/Luiz Carlos Palu (BMW) – 26h20min21s6
4º) Cristian Baumgart/Beco Andreotti – (Mitsubishi) – 26h50min27s9
5º) João Antonio Franciosi/ Rafael Capoani – (Sherpa) – 26h57min44s6
6º) Luiz Facco/Silvio Deusdara – (Mitsubishi) – 27h53min34s0 (1º Super Production)
7º) Riamburgo Ximenes /Stanger Welerson Eler – (Mitsubishi) 28h05min07s9
8º) Jean Azevedo/ Emerson Cavassin – (Mitsubishi L200 EVO) – 28h12min05s6
9º) Richard Vanders/ José Spacassassi – (Sherpa V2) – 28h38min32s1
10º) Reinaldo Varela/ Eduardo Bampi – (Mitsubishi Pajero Full) – 29h02min52s0 (2º Super Production)