Através do Programa Farmácia Popular, criado pelo Governo Federal, 530 unidades próprias passam a disponibilizar o fosfato de oseltamivir em todo o País. A oferta gratuita já está sendo realizada mediante apresentação da receita emitida por médico da rede pública ou privada e documento de identificação do paciente. 

O Estado de Goiás tem o medicamento disponível em 16 Farmácias Populares, nos municípios de Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Ceres, Formosa, Goiânia, Jataí, Luziania, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto, Senador Canedo, Trindade, Valparaíso de Goias.

O diretor do departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos, José Miguel do Nascimento Júnior, afirma que não vai faltar remédio para a população. “Farmácia Popular é só mais uma das portas de acesso ao medicamento contra a nova gripe”, ressalta. Ele explica ainda que a receita tem validade de cinco dias e vai ficar retida na unidade do Farmácia Popular, para que se evite a automedicação, corrida às farmácias e a venda de forma indiscriminada.

O medicamento não é indicado para todo e qualquer caso de pessoa com sintoma de gripe. De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, o oseltamivir deve ser utilizado em pacientes com quadro de doença respiratória grave, cujo início dos sintomas tenha ocorrido no período de 48 horas.

O antiviral, segundo avaliação médica, também está indicado para tratamento de pacientes com sintomas de gripe que sejam portadores de fatores de risco, como doença crônica e gravidez. Porém, segundo a orientação do fabricante, o laboratório Roche, o medicamento deve ser usado durante a gravidez somente se o benefício justificar risco potencial para o feto.

Fonte:Goiás Notícias