As cerca de 40 feiras especiais, como Feiras Hippie, da Lua do Sol, vão voltar a funcionar na terça-feira (21) com regras novas para atender aos protocolos de saúde do Estado e do município. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Tecnologia (Sedetec) elabora uma portaria, que deve ser publicada nesta sexta-feira (17) com as novas regras.

O secretário Walisson Moreira explicou à Sagres 730 nesta quinta-feira (16) que a prefeitura discute com feirantes e suas associações o plano de retomada para organizar as feiras a atender as novas exigências sanitárias. Ele admite que as maiores feiras, como as três citadas, podem não funcionar integralmente. É que as praças do Trabalhador (Feira Hippie), do Sol (Feira do Sol) e Tamandaré (da Lua) não comportam o distanciamento das barracas exigido pelos protocolos. Por isso, ele admitiu que nem todos os feirantes desses espaços poderão voltar a trabalhar no mesmo dia. “Estamos discutindo um escalonamento entre os feirantes”, disse.

De acordo com o Decreto Municipal nº 1313, para que seja possível o retorno das Feiras Especiais, é necessário que os feirantes sigam o Protocolo Geral para todas as atividades econômicas em funcionamento definido pelo Anexo Único do Decreto Estadual nº 9.653 de 19 de abril de 2020, como o uso de máscara facial, disponibilização de preparações alcoólicas a 70% para higienização das mãos e garantir a ventilação natural nos espaços.

Além do Protocolo Geral, os feirantes também devem seguir o Protocolo Específico para Feiras Especiais definidos pela Secretaria Municipal de Saúde, o qual dispõe sobre a permissão do funcionamento desde que garantidas as distâncias mínimas de 2 metros entre barracas, lateralmente, e corredores de circulação de no mínimo 3 metros. Caso o feirante atue com serviços de alimentação, também deve seguir os Protocolos definidos para bares, restaurantes e similares.