Estudantes goianos celebram título internacional de robótica (Foto: SagresTV/Reprodução)

O curioso projeto do chiclete de pimenta para astronautas produzido por estudantes de Goiás foi o grande vencedor da competição de robótica disputada no último final de semana na Universidade da Nasa, em West Virginia, nos Estados Unidos. Agora famoso, o “Chiliclete” já tem até proposta para que seja comercializado para a população no Brasil, como explica o professor e técnico da equipe, Flamarion Moreira. 

“Duas empresas no Rio de Janeiro que estão interessadas em licenciar o chiclete. Está em negociação. Já estamos com registro da patente, e vamos ver o que vai surgir por aí”, afirma.

Foram sete meses de pesquisa. O “chiliclete” foi produzido para solucionar a falta de sensibilidade do nariz dos astronautas causada pela ausência de gravidade no espaço. Mascando a substância, eles voltam a sentir cheiros e sabores dos alimentos. 

Os alunos goianos do Serviço Social da Indústria (SESI) Vila Canaã da equipe “Gametech 55” superaram 70 grupos de 12 países que disputavam o maior prêmio do torneio, o Universidade da Nasa, o Champion’s Award

No mesmo concurso, os estudantes do Sesi Canaã conquistaram o segundo lugar na categoria robô. Os alunos desenvolveram um equipamentos que teria de executar 15 tarefas em duas horas e meia. Na volta a Goiânia, os campeões chegaram com direito a festa no aeroporto. 

Confira a reportagem de Silas Santos