O técnico Luís Felipe Scolari anunciou no início da tarde desta quarta-feira a lista de convocados para os dois amistosos da Seleção Brasileira em Setembro, contra a Austrália, no dia 7, em Brasília, e contra Portugal, no dia 10, em Boston (EUA). O treinador repetiu a base da última convocação, mas promoveu três surpresas: o zagueiro Henrique, do Palmeiras, o lateral direito Maicon, da Roma (ITA) e o volante Ramires, do Chelsea (CHE).

A lista, com 22 jogadores, teve também a presença do goleiro Júlio César, que ainda não definiu seu futuro e segue sem jogar, e do zagueiro David Luiz, que se recuperou de lesão recente, mas ainda não voltou aos gramados pelo Chelsea. Quem não foi lembrado dessa vez acabou sendo o lateral/volante Jean, do Fluminense, e o zagueiro Réver, do Atlético-MG. Felipão destacou que, pelo longo período de preparação, resolveu chamar apenas um jogador de cada equipe.

Henrique já havia sido lembrado pro Felipão no amistoso contra o Chile, em Abril, no Mineirão, e entrou no jogo após o intervalo. Ramires volta a ser convocado após episódio que foi tratado como indisciplina pela CBF: em Março, ao ser chamado para amistosos contra Rússia e Itália, o jogador se apresentou ao lado da médica do Chelsea e alegou uma lesão, sendo liberado. O presidente da CBF, José Maria Marin, insinuou que ele trocou a Seleção por um jantar e que ele não seria mais convocado, o que não aconteceu.

A convocação de Maicon foi a grande surpresa, já que não havia sido lembrado por Felipão em outras ocasiões. O lateral, que se transferiu para a Roma recentemente, foi convocado pela última vez em 2011, por Mano Menezes, que apostou no atleta na Copa América, mas ele não agradou. Maicon estava encostado no Manchester City (ING) na última temporada e atuou apenas 13 jogos oficiais do time inglês, sendo sete como titular.

CONVOCADOS:

GOLEIROS: 
Jefferson (Botafogo) 
Julio Cesar (QPR)

LATERAIS 
Daniel Alves (Barcelona) 
Marcelo (Real Madrid) 
Maicon (Roma) 
Maxwell (PSG)

ZAGUEIROS 
Thiago Silva (PSG) 
Dante (Bayern de Munique) 
David Luiz (Chelsea) 
Henrique (Palmeiras)

MEIAS 
Luiz Gustavo (Wolfsburg) 
Paulinho (Tottenham) 
Hernanes (Lazio) 
Ramires (Chelsea) 
Fernando (Shakhtar) 
Oscar (Chelsea)

ATACANTES 
Neymar (Barcelona) 
Fred (Fluminense) 
Lucas (PSG) 
Jô (Atlético-MG) 
Bernard (Shakhtar) 
Hulk (Zenit)