Desde os momentos iniciais, foi uma estratégia completa, com Felipão deixando 12 jogadores no time titular. Ao todo, foram seis formações utilizadas no primeiro e único trabalho antes da partida decisiva da semifinal entre Brasil e Alemanha, nesta terça-feira, às 17h, no Mineirão, em Belo Horizonte. E três são as opções prováveis para o lugar de Neymar: Paulinho, William ou Bernard.

Dos três, o que treinou mais tempo no time principal foi William, que ganha a frente nessa corrida por uma chance sonhada por qualquer jogador. Entretanto, Paulinho foi o primeiro a ser testado, em uma formação com três volantes, já que Luiz Gustavo está de volta após cumprir suspensão automática e foi confirmado ao lado de Fernandinho.

Também logo de cara, Felipão confirmou Dante como titular na zaga ao lado de David Luiz, já que Thiago Silva está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. A CBF até tentou recorrer junto a FIFA e “suspender” o cartão amarelo do zagueiro tomado contra a Colômbia, mas a entidade máxima do futebol mundial descartou a possibilidade. Outra novidade foi a presença de Daniel Alves na vaga de Maicon, que havia ganho a vaga nas quartas de final contra os colombianos.

Assim, o time que iniciou o treinamento nesta segunda-feira foi formado por Júlio César; Daniel Alves, David Luiz, Dante e Marcelo; Luiz Gustavo, Fernandinho, Paulinho e Oscar; Hulk e Fred. Minutos depois, William ganhou a vaga de Paulinho e atuou pelo lado direito do campo, com Oscar jogando centralizado. Bernard ainda foi testado na posição e Hernanes também ganhou a vaga de Fernandinho.

No fim da atividade, sobrou espaço para o técnico da Seleção observar Maicon mais uma vez na direita e até mesmo Jô como centroavante no lugar de Fred, que não tem agradado. A formação deve ser confirmada pelo treinador apenas nesta terça-feira, momentos antes da partida. A delegação brasileira viaja para Belo Horizonte na tarde desta segunda-feira, por volta das 165h30, mas Felipão e Thiago Silva embarcam antes, já que terão de conceder entrevista coletiva no Mineirão.