Depois de convocar 16 jogadores que atuam fora do Brasil, o técnico da Seleção Brasileira, Luís Felipe Scolari, completou a relação nesta segunda-feira com mais três jogadores que atuam no futebol brasileiro. Muitos atletas estavam cotados e poderiam ser surpresas na relação – entre eles Alan Kardec, atacante do Palmeiras – mas Felipão preferiu ser conservador e não apresentou novidades: o goleiro Jefferson e os atacantes Jô e Fred foram os relacionados.

Os três já constavam em outras listas do treinador e fizeram parte do grupo campeão da Copa das Confederações do ano passado. O atacante do Atlético-MG é quem atravessa grande fase, já que, em cinco jogos realizados na temporada, marcou quatro gols e tem ajudado o time no Mineiro e na Libertadores. Jefferson também tem cumprido bem seu papel com o Botafogo na Libertadores e, até por ser figura certa na lista final, esperava-se que outro goleiro fosse chamado.

Já o outro atacante, Fred, é quem vive um momento complicado na temporada. Recheado de lesões e dúvidas sobre as reais condições clínicas, o atacante disputou três jogos desde que se recuperou da última lesão muscular e não se apresentou bem. Fred marcou apenas um gol no retorno, que quebrou um jejum de seis meses (10 jogos), mas perdeu dois pênaltis, um deles no clássico contra o Botafogo, no último domingo. Fred chegou a ouvir vaias da torcida do Flu.

A expectativa era que Felipão testasse novas opções, até pela última entrevista coletiva concedida, recheada de mistério. Os nomes mais cotados eram o de Alan Kardec, do Palmeiras, que chegou a ser dado como 90% de certeza pelo técnico Gilson Kleina, e Hernane, atacante do Flamengo, que também conta com apelo público e vive boa fase. Os 19 convocados por Felipão entram em campo no dia 5 de Março, contra a Africa do Sul, em Johanesburgo (AFS).