O futebol goiano não teve avanço nesse ano que acaba de fechar sua cortina,2012. A rigor somente a torcida do Goiás teve e que comemorar pois o time arrancou da boca do Atlético o tricampeonato Goiano e passou como um raio pela Serie B conquistando até o titulo que embora não seja o objetivo principal de um time que disputa a Segunda Divisão mas é um titulo.
 
 
O Atlético que teve uma ascensão espetacular nos últimos sete anos deu uma travada e caiu para a Serie B sem contar que embora tivesse um time melhor, perdeu o titulo do Goianão. As coisas de fato não deram certo para o Dragão que não teve motivos pra comemorar nada no ano passado.
 
Já o Vila Nova fez pior. Não ganhou nem o campeonato de cuspe a distancia. Perdeu a vaga na Copa do Brasil para o CRAC. Estacionou na Terceira Divisão e deu vexame fora de campo com presidente sendo afastado por suspeita de corrupção, muitas brigas politicas e a figura solitária do Paulo Diniz Presidente do Conselho Deliberativo cada vez mais forte politicamente no Clube onde ele dá as cartas e põe e tira quem ele quer na hora que bem entende e fica por isso mesmo e sempre ao lado de seu fiel escudeiro Geso Oliveira.
 
Há pouco tempo o manda chuva inventou até um tal “Grupo de Assessoramento” constituído por pessoas recentemente chegadas ao Vila Nova tendo membro que nem é conselheiro e age como se fosse alguém com historia no Tigre. Como isso Diniz cria uma cerca para lhe proteger enquanto que a turma escalada por ele vai pra linha de frente mas sempre teleguiados pelo chefe. Vamos ver no que vai dar isso ai.
 
O fato é que nosso futebol precisa avançar nesse 2013. Não podemos ficar parados pois hoje existe um abismo econômico que nos separa dos centros maiores do país como Rio, São Paulo, Rio Grande do Sul a Minas Gerais. Não temos nem 40% da capacidade de investimento dos times desses estados e isso resulta numa situação brutal e desumana.
 
Estamos vendo as dificuldades para contratar. Os jogadores brasileiros estão querendo coisas, isto é, salário, muito acima da capacidade dos Clubes. A irresponsabilidade de alguns dirigentes é algo que deveria levá-los a prisão e o resultado é que a maioria dos Clubes Brasileiros está falida. O Fluminense campeão de 2012 deve 490 milhões de reis. O Flamengo deve mais 700 milhões e os dirigentes pagando salários absurdos para os jogadores. O Inter do RS entrou nessa farra dos salários abusivos.
 
Sendo assim, estou preocupado com o Goiás para esse ano pois a Diretoria com os pés no chão não quer e não pode fazer loucura. Edminho Pinheiro com sua eterna pão duragem não quer nem ouvir falar em salario acima de 150 mil e Joao Bosco sente depressão quando ouve algo acima disso. Mas vamos torcer para o Goiás fazer um bom papel nesse ano.
 
O Atlético também terá que passar por um terrível gargalo porque vai disputar a Segundona sem a receita da Primeira Divisão e o Adson Batista vai ter que usar de toda sua capacidade para fazer uma equipe competitiva e sem muita grana.
 
O Vila Nova não pode se sentir confortável na Serie C. Trouxe um cara de prestigio para treinador Dario Pereyra que embora como técnico não tem um histórico tão vencedor como teve como atleta, mas é um profissional respeitado. A Diretoria Colorada vai ter que dar as condições para que a comissão técnica trabalhe de maneira satisfatória. É inadmissível perder jogador por falta de recolhimento de FGTS como aconteceu em 2012.É muito amadorismo para uma turma que bate cabeça como os atuais dirigentes do Tigre.
 
Deste modo a expectativa de todos nós é que tenhamos para nosso futebol em Feliz 2013.

{jcomments on}