O goleiro Fernando Miguel completou no último sábado (29) dois meses de sua apresentação no Atlético Goianiense. Contratado para substituir o goleiro Jean, um dos destaques do time na temporada passada, o atleta de 36 anos chegou com status de titular e com a expectativa de ser um dos pilares da equipe.

Leia também – Com estreias de Barroca e Sylvinho, Atlético-GO e Corinthians se enfrentam na primeira rodada da Série A

Leia também – Brasileirão: confira quem são os comandantes dos rivais do Atlético-GO na Série A

Emprestado pelo Vasco da Gama até o final do ano, o camisa 1 rapidamente assumiu a braçadeira de capitão e é uma das referências do elenco que inicia a trajetória no Campeonato Brasileiro neste domingo (30), às 18h15, contra o Corinthians em São Paulo. Em entrevista à Sagres, Fernando Miguel comentou como foi sua chegada ao CT do Dragão e revelou o que foi fundamental para essa rápida adaptação no clube.

“O período é curto, mas é muito intenso, são jogos em cima de jogos, competições em cima de competições. Mas o clube é bastante claro, objetivo e franco naquilo que ele espera do nosso dia a dia, comprometimento e objetivo na temporada. Então fica muito fácil essa adaptação. É um clube bastante acolhedor, fico feliz com a receptividade que eu tive e de estar vivendo esse momento junto com o clube”, explicou.

O que vem encontrando no Atlético-GO é a comprovação das impressões que teve quando enfrentou o rubro-negro na última edição do torneio nacional quando defendia o Vasco. Além de um empate em Goiânia por 0 a 0, os dois times se enfrentaram no Rio de Janeiro e o Dragão levou a melhor com uma vitória de virada por 2 a 1.

“Quando fizemos o primeiro confronto nós (Vasco) saímos na frente e sofremos a virada em São Januário. Ali já começamos a perceber mais de perto a força e a mentalidade que o clube vem implementando ao longo desse tempo. De fora tem-se uma percepção, aí agora quando você faz parte desse processo, você entende porque o Atlético Goianiense vem se destacando. É pela mentalidade, por esse forte investimento no futebol e na estrutura. O clube vem se desenvolvendo e quer participar de momentos marcantes na temporada e fazer temporadas marcantes. Fico feliz de ter percebido lá trás e de fazer parte desse contexto de desenvolvimento de uma grande equipe de futebol”, disse Fernando Miguel.

Recém-chegado á primeira divisão após o acesso em 2019, o clube goiano surpreendeu em 2020 com a 13º colocação, 50 pontos, melhor campanha da história da agremiação no torneio e uma vaga na Copa Sul-Americana. Para repetir o feito ou até melhorá-lo, o goleiro entende que será importante não ter grandes oscilações no decorrer das 38 rodadas.

“É importante ser equilibrado. O Campeonato Brasileiro é um dos mais difíceis do mundo, então o importante é ter equilíbrio e esse comportamento que o Atlético-GO desenvolve que é o estilo próprio. Se a gente conseguir colocar isso em prática vai ser fundamental para o campeonato em si, não só para primeira ou a última rodada”, analisou.

Família

Fernando Miguel com as filhas Manuela e Antônio no CT do Dragão (Foto: Bruno Corsino/ACG)

A facilidade em adaptar a uma nova cidade e a um novo clube, está relacionada também com o extracampo. No caso do goleiro atleticano as filhas Manuela (9 anos) e Antônia (3 anos), e a esposa Laura, têm papel fundamental no sucesso dentro de campo.

“É a nossa vida, não tem como elas não gostarem. Elas gostam de ir ao estádio, pena que agora não está podendo participar dos jogos, mas a família faz parte desse processo nosso. Gosto de vê-las envolvidas e torcendo para as equipes. Acabo vendo a identificação que elas criam com os clubes que a gente passa e eu sou orgulhoso das minhas meninas terem vivido essa carreira junto comigo”, revelou.

Segundo Fernando Miguel, a filha mais velha ingressou também no mundo virtual, gosta de mexer em aplicativos e é uma das milhões de pessoas adeptas ao Cartola, jogo online onde os torcedores escalam suas próprias equipes.

“Eu não jogo, não curto muito, mas minha filha de nove anos começou a montar as equipes dela. ela me fala ‘pai, para mim você é titular e o capitão sempre, não importa o que aconteça’. Fico feliz de ser a referência dela, de viver esse momento junto com ela”, disse.

Futuro no Atlético-GO

Fernando Miguel em entrevista à Rádio Sagres (Foto: Bruno Corsino/ACG)

Antes de chegar à Goiânia, o camisa 1 morou por muito tempo em Caxias, quando jogou no Juventude, em Salvador quando passou quatro temporadas defendendo o Vitória e três anos no Rio de Janeiro, com a camisa do Vasco da Gama.

“A gente acaba se envolvendo de um modo emocional muito forte com os clubes, por isso essa pouca rotatividade. Eu tenho orgulho disso, de não ser um cara que está ‘pulando de galho em galho’ todo ano, são histórias bem construídas e eu espero aqui no Atlético-GO deixar minha marca e minha boa lembrança”, afirmou Fernando Miguel.

Emprestado pelo cruzmaltino até o final do ano, o goleiro tem contrato com o clube carioca até 2022. Porém, ele ainda não tem futuro definido e não sabe qual será o caminho que irá trilhar quando seu empréstimo com o time goiano acabar.

“Falei para o presidente Adson (Batista) que a minha característica é ficar bastante tempo nos clubes onde passo, mas tenho um compromisso ainda com o Vasco então isso tudo depende de negociações e elas não são tão simples. Tem um tempo ainda para isso acontecer, temos toda essa temporada pela frente e na hora certa as coisas ficam claras e se desenrolam de maneira franca e objetiva. O importante é viver essa temporada com intensidade e depois ver o que o futuro nos reserva”, frisou.