(Foto: Reprodução/ Internet)

O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), iniciativa promovida pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), está entre os 39 festivais de cinema ambiental de todo o mundo que irão participar do 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente, a ser realizado de 13 a 15 de outubro, no auditório do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), na cidade de Seia, em Portugal.

Para representar o Fica, o superintendente de Ação Cultural da Seduce, Nasr Chaul, embarca para o encontro dos festivais, cujo objetivo é reforçar os laços e promover o debate e a reflexão sobre a importância das plataformas audiovisuais que promovem mudanças sociais e de sustentabilidade. O evento pretende, ainda, contribuir para uma maior profissionalização dos festivais, além de organizar uma reunião geral para discutir questões comuns desses segmentos.

O 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente é realizado durante a 24ª Edição do CineEco 2018 – 24º Festival de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, em colaboração com a Green Film Network (GFN), sendo um dos mais antigos festivais de cinema ambiental do mundo.

O fórum reunirá ambientalistas, realizadores, atores e representantes de festivais de 28 países: Albânia, Argentina, Áustria, Brasil, Canadá, Colômbia, Croácia, República Tcheca, República Dominicana, França, Alemanha, Índia, Irão, Itália, Japão, Kosovo, Malásia, México, Montenegro, Romênia, Rússia, Sérvia, Coréia do Sul, Espanha, Suíça, Turquia, Estados Unidos da América e Portugal. Do Brasil, além do Fica, participam do fórum o Cineamazônia – Festival de Cinema Ambiental, de Porto Velho (RO), e o Filmambiente – International Environmental Film Festival, do Rio de Janeiro.