(Foto: Divulgação)

A segunda edição do Festival de Ópera de Goiânia acontece neste sábado às 20h00, no Teatro Basileu França, no Setor Universitário. A apresentação é “Amahl e os Visitantes da Noite”, a obra é do compositor ítalo-americano Gian Carlo Menotti. O elenco é formado pelo Coro de Câmara da Escola de Música e Artes Cênica da UFG e Orquestra Jovem Municipal Joaquim Jayme. A direção cênica e musical é de Marília Álvares e regência de Ângelo Dias. 

Os ingressos custam R$ 10,00 e estarão disponíveis na bilheteria do teatro a partir das 18h, limitados à capacidade do espaço, 800 lugares. 

Histórico da obra

Foi encomendada a Menotti por Peter Herman Adler, diretor do programa de ópera da NBC e apresentada primeiramente no teatro de ópera NBC, em 24 de dezembro de 1951, na cidade de New York. Ela foi a primeira ópera composta para televisão na América.

Orquestra Jovem Municipal Joaquim Jayme

A orquestra é resultado da atuação conjunta dos dois grupos artísticos de bolsistas ligados à da Rede Municipal de Núcleos Musicais de Goiânia: a Banda e a Camerata Juvenil de Goiânia. Foi fundada em 2017 a partir da reestruturação do antigo Projeto Musicalidade, criado em 1992. O grupo é composto por 84 jovens e adolescentes, que recebem uma bolsa de meio salário mínimo da Prefeitura de Goiânia. Tem participado de vários projetos musicais da cidade, como o Festival de Ópera de Goiânia, além de atuar nos principais teatros da cidade. Prioriza a atuação em espaços alternativos como praças, escolas e igrejas, buscando colaborar com a democratização do acesso à música de concerto em nossa cidade.