Produtores de todos os países podem enviar seus trabalhos até dia 13 de junho de 2014 para participar da primeira edição do, FRONTEIRA – Festival Internacional do Filme Documentário e Experimental acontece entre 30 de agosto e 7 de setembro em Goiânia, Goiás. As inscrições para Mostra Competitiva Internacional estão abertas entre 08 de abril e 13 de junho para filmes produzidos em qualquer formato de captação, sobre qualquer tema e com qualquer duração, vindos de todas as partes do mundo. O Regulamento e a Ficha de Inscrição podem ser conferidos no site: http://fronteirafestival.com.

O Júri oficial da Mostra Competitiva Internacional vai conceder o Troféu FRONTEIRA para o Melhor Filme e também para a Melhor Direção. Serão concedidos também o Prêmio da Crítica Jovem, oferecido por um conjunto de críticos de cinema, jovens em formação na área, residentes em Goiás, sob coordenação de um crítico já experiente. O FRONTEIRA é dedicado a filmes que resistem a formas predominantes da linguagem cinematográfica, questionadores de visões pré-fabricadas de mundo e que oferecem novas formas de ver, pensar e perceber a realidade. A ideia é reunir filmes inéditos em Goiás e muitas vezes inéditos no Brasil, oriundos de vários lugares num panorama significativo do cinema contemporâneo mundial e brasileiro.

Em busca da difusão da livre experiência no cinema, o FRONTEIRA nasce em 2014 como uma plataforma de formação, reflexão e apreciação da produção de diferentes países, diferentes culturas, diferentes dimensões estéticas, percebidas como “zonas de fronteira” da indústria cinematográfica e cultural. A programação do Festival inclui, além da Mostra Competitiva Internacional, Mostras Especiais, Workshop, Residências, Debates e Sessões Comentadas.

O FRONTEIRA – Festival Internacional do Filme Documentário e Experimental será realizado no Cine Cultura e seus arredores, do centro de Goiânia, entre 30 de agosto e 7 de setembro de 2014. Ao longo do mês de setembro, o Festival realiza também exibições na Aldeia Buridina – Terra Indígena Karajá em Aruanã (GO), e na zona rural de Crixás (GO) – no Garimpo da Lavra, na Vila de Auriverde e em três assentamentos agrários.

LINK: Inscrições e Regulamento para Mostra Competitiva Internacional pelo link: http://fronteirafestival.com/2014/inscricoes