A Federação Goiana de Futebol (FGF) e o Ministério Público de Goiás (MP), por meio do Centro de Apoio Operacional (CAO) da Saúde, lançaram ontem (8) o Programa Permanente de Saúde Preventiva – Futebol Premiando a Saúde. O projeto faz parte da campanha Futebol Premiado – Nota Show de Bola, válida pelo Goianão 2011.
Foi assinado um Termo de Cooperação pelo presidente da FGF, André Pitta, o procurador-geral de Justiça, Benedito Torres, e o coordenador do CAO Saúde, o procurador Marcelo Celestino. “Nesse programa nós vamos atacar vários assuntos relacionados à saúde que nós devemos prevenir, como o fumo, o álcool, as drogas, acidentes de trânsito, acidentes cardiovasculares”, explicou Marcelo Celestino, em entrevista ao repórter da RÁDIO 730, Pedro Henrique Geninho.
A intenção do CAO Saúde é utilizar o futebol como uma forma de atingir o maior número de pessoas possível na campanha de prevenção de doenças. “Iniciamos esse lançamento desse programa permanente com o futebol, como uma forma de dar visibilidade a esse programa, e também como uma forma de buscar engajamento das secretarias das cidades sedes, onde elas tem que cumprir metas para poder ganhar o prêmio”, comentou Marcelo.
Participam da campanha as secretarias municipais de Saúde das cidades Goiânia, Anápolis, Goianésia, Trindade, Aparecida de Goiânia, Morrinhos, Santa Helena e Catalão, cidades que contam com equipes participantes do Campeonato Goiano. As secretarias ganharão kits para utilização na saúde preventiva dos municípios.
Notas fiscais
A parceria entre Federação Goiana de Futebol (FGF), Governo do Estado de Goiás e Ministério Público do Estado de Goiás tem também como propósito estimular a população a exigir notas e cupons fiscais quando da aquisição de mercadorias. Esta ação promove o aumento na arrecadação de ICMS. A campanha busca também possibilitar a maior participação dos torcedores nos jogos do Campeonato. O projeto também beneficia os clubes de futebol, com o aumento do público nos estádios durante os jogos e o aumento da arrecadação.
“O benefício do clube, na verdade, é que o torcedor trocando o ingresso o clube tem o valor do ingresso que ele recebe”, comentou o presidente da FGF, André Pitta. “Com o estádio cheio o sentimento é diferente, a vibração é diferente, então acho que todos ganham com esse projeto”, complementou.
A campanha vai para o seu segundo ano, e a expectativa é de estendê-la nos próximos anos. “O Ministério Público, juntamente com o governo do Estado e a Federação Goiana de Futebol acredita que a tendência é a continuidade desse projeto, porque aquilo que vem beneficiar a sociedade é importante para o Ministério Público”, disse o procurador-geral do Estado, Benedito Torres.