Em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, a Federação Goiana de Futebol lançou, nesta quarta-feira, o Centro Integrado de Comando de Operações, no Estádio Serra Dourada.

O CICO contará com a participação das Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros e da AMT. Para o presidente da FGF, André Pita, a iniciativa garantirá maior segurança para os freqüentadores do estádio:

“É uma central onde estão envolvidos todos os órgãos de segurança relativos aos grandes eventos. Qualquer incidente que estiver ocorrendo, a informação chega a central e eles saberão claramente a posição de cada um e intervém diretamente no foco da onde é o problema. É uma integração boa, porque é difícil a gente ver várias unidades de controle unidas em um projeto só. Isso é importante e pode contribuir muito para a segurança no Serra Dourada”, declarou.

Para o Subcomandante do Policiamento em Goiás, Coronel Queiroz, a iniciativa já estará valendo no clássico de domingo: “Teremos um efetivo a cima de 250 policiais no perímetro do estádio. Embora, sabemos que vão ter policiais nos terminais de ônibus, estaremos com mais de 350 policiais envolvidos direta e indiretamente com o jogo”, explicou o coronel.

Para o Comandante do Primeiro Comando Regional do Corpo de Bombeiros, Coronel Múcio, a iniciativa é um marco no policiamento do estado, já que, o CICO é muito utilizado fora do Brasil:

“Essa ferramenta é originaria dos Estados Unidos e foi disseminada na Europa e está chegando no Brasil há alguns anos. Ela é intitulada de Sistema de Comando de Incidentes, mas que serve para ser utilizada em grandes eventos. Isso é um marco na segurança no esporte de Goiás, porque essa integração vai favorecer a segurança daquela pessoa que frequenta o estádio”, relatou.

Segundo o chefe de fiscalização da AMT, Sebastião Souza, a Agência Metropolitana de Trânsito estará acompanhando de muito perto a movimentação, podendo até sujeitar automóveis a guincho:

“Dependendo da quantidade de pessoas no evento, estaremos disponibilizando de 20 a 30 agentes. Esse trabalho será feito junto com a PM, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Bombeiros. A AMT disponibilizará um guincho e a PRF outro. Veículos estacionados irregulares que venham a causar tumulto no trânsito, estaremos intervindo”, finalizou.