O Dia dos Namorados é a terceira data mais lucrativa do ano para o comércio e, por isso, as lojas de shoppings e de ruas aproveitam o momento para lançar diversas promoções atrativas. Presentear o amado e a amada pode ser bem romântico, mas mesmo assim, é preciso ter cuidado com as compras.
{mp3}stories/2013/JUNHO/FICA_A_DICA_-_RAFAEL_CECILIANO__11_06{/mp3}
Pensando nisso, o Fica a Dica, quadro do Programa Clube da Cultura, vai ajudar você a comprar o presente certo. Fique atento às dicas:
ANTES DA COMPRA
- Pesquise cuidadosamente os preços. Eles variam bastante de uma loja para outra;
- Não comprometa seu orçamento com a compra de um presente. Se você está endividado, prefira uma lembrancinha;
- Lembre-se! Se houver divergência entre o preço anunciado do produto no panfleto e o encontrado na etiqueta vale o menor preço.
NA HORA DA COMPRA
- Negocie um desconto para pagamento à vista. Eles podem chegar a 10%;
- Exija sempre a nota fiscal ou recibo;
- Teste o funcionamento do produto, antes de deixar a loja;
- Observe a identificação do fabricante (nome, CNPJ e endereço), isto facilitará a responsabilização caso encontre defeito;
- Os preços à vista e no cartão de crédito devem ser os mesmos. Caso haja prática de preços diferenciados, o abuso deve ser denunciado ao Procon,.
GARANTIA
- O Código de Defesa do Consumidor (CDC) assegura a garantia legal de 90 dias para produtos duráveis e de 30 dias para produtos não duráveis.
PRAZOS
- Nas compras realizadas por telefone, catálogo, reembolso postal, internet ou fora do estabelecimento comercial, o consumidor tem um prazo de 07 dias a contar com a data da compra ou do recebimento do produto para se arrepender.
É sempre bom lembrar! O consumidor está amparado por um Código de Defesa que deve estar presente e disponível em qualquer estabelecimento.
Fonte: Ibedec/ABMH-GO