O Dia dos Namorados é a terceira data mais lucrativa do ano para o comércio e, por isso, as lojas de shoppings e de ruas aproveitam o momento para lançar diversas promoções atrativas. Presentear o amado e a amada pode ser bem romântico, mas mesmo assim, é preciso ter cuidado com as compras.

{mp3}stories/2013/JUNHO/FICA_A_DICA_-_RAFAEL_CECILIANO__11_06{/mp3}

Pensando nisso, o Fica a Dica, quadro do Programa Clube da Cultura, vai ajudar você a comprar o presente certo. Fique atento às dicas:

ANTES DA COMPRA

  • Pesquise cuidadosamente os preços. Eles variam bastante de uma loja para outra;
  • Não comprometa seu orçamento com a compra de um presente. Se você está endividado, prefira uma lembrancinha;
  • Lembre-se! Se houver divergência entre o preço anunciado do produto no panfleto e o encontrado na etiqueta vale o menor preço.

NA HORA DA COMPRA

  • Negocie um desconto para pagamento à vista. Eles podem chegar a 10%;
  • Exija sempre a nota fiscal ou recibo;
  • Teste o funcionamento do produto, antes de deixar a loja;
  • Observe a identificação do fabricante (nome, CNPJ e endereço), isto facilitará a responsabilização caso encontre defeito;
  • Os preços à vista e no cartão de crédito devem ser os mesmos. Caso haja prática de preços diferenciados, o abuso deve ser denunciado ao Procon,.

GARANTIA

  • O Código de Defesa do Consumidor (CDC) assegura a garantia legal de 90 dias para produtos duráveis e de 30 dias para produtos não duráveis.

PRAZOS

  • Nas compras realizadas por telefone, catálogo, reembolso postal, internet ou fora do estabelecimento comercial, o consumidor tem um prazo de 07 dias a contar com a data da compra ou do recebimento do produto para se arrepender.

É sempre bom lembrar! O consumidor está amparado por um Código de Defesa que deve estar presente e disponível em qualquer estabelecimento.

Fonte: Ibedec/ABMH-GO