Desde a Antiguidade, o homem sempre teve curiosidade sobre o seu passado. Seja pelo sentido afetivo, cultural ou simplesmente material. Para suprir essa necessidade, nasceram os museus; instituições permanentes que adquirem, conservam, investigam, difundem e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu entorno, para educação e deleite da sociedade.

{mp3}stories/2013/MAIO/FICA_A_DICA_-_RAFAEL_CECILIANO_-_14_05{/mp3}

Discretos, os museus nem sempre entram na rotina cultural do cidadão e por isso eles têm uma semana só deles. Este ano, já é a 11ª e acontece em todo o país em comemoração ao Dia Internacional de Museus no dia 18 de maio.

Este ano, a edição acontece entre os dias 13 e 19 de maio com o tema Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social. Um total de 1.252 instituições participam com 3.911 atividades em 535 municípios de todo o país – incluindo Goiânia. Na nossa capital, são variadas as programações e exposições, mas vale ressaltar algumas delas.

A CASA DE MEMÓRIA UFG está com a exposição “A Casa a Rua a Cidade”. Esta é uma exposição comemorativa dos 80 anos de Goiânia, que conta a historia da primeira rua da capital, e sua importância histórica. A visitação é das 13h às 17h.

O CENTRO CULTURAL JESCO PUTTKAMER, na Avenida T-3 apresenta a Exposição “Cultura, Diversidade e Juventude Indígena: Lutas e Desafios”. O objetivo é refletir acerca da mudança de vida desses povos, marcados por paradigmas tradicionais, e agora ameaçados pelo modelo de vida capitalista.

O CENTRO CULTURAL OSCAR NIEMEYER apresenta nesta quarta-feira o Seminário/ painel e mesa redonda – “Museus Goianos Universidades = Mudança Social”. A Mesa Redonda pretende refletir a realidade museológica goiana a partir da equação inspiradora do IBRAM para a 11ª Semana de Museus.

O MUSEU DE ARTE DE GOIÂNIA também está com seminário na programação. A meta é reunir diversos profissionais para repensar a missão dos museus municipais de arte. O Museu de Zoologia e Ornitologia do Parque Zoológico tem o objetivo de trabalhar o tema da Semana de Museus com pessoas com Deficiência e Mobilidade reduzida, interagindo os mesmos com o Meio Ambiente e o Museu Goiano prof. Zoroastro Artiaga está com a visita guiada “Cerrado – Arte e Cura”. Quer fugir do ostracismo e fazer um programa diferente? Visite um Museu. Não é só ele que vive de passado. O seu futuro também.