A abertura da Mostra Infantil Fica Animado na edição 2014 do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) teve número recorde de participação. Estiveram presentes no primeiro dia de exibição de filmes cerca de 900 crianças, de 15 escolas da Cidade de Goiás. A sessão foi realizada na manhã desta quinta-feira, 29, no Cinemão, localizado no Colégio Sant’Ana.

O filme escolhido para a abertura da Mostra foi O Menino e o Mundo. A animação retrata as questões do mundo moderno a partir do olhar de uma criança. Na história, um garoto perde o pai, que é levado por uma centopeia feita de lata. Depois de sofrer com a saudade, a criança resolve ir atrás dele e nesse caminho vai desvendando uma nova realidade, que é dominada por máquinas-bichos e por seres estranhos.

Antes da exibição do longa, a assistente de direção do filme, Priscilla Kellen, falou brevemente sobre a produção e convidou a plateia, formada por estudantes vilaboenses, a refletirem sobre a proposta de O Menino e o Mundo. De acordo com ela, o filme objetiva comunicar as questões ambientais por meio de outros elementos. “De repente a forma lúdica, sensorial e poética pode ser um caminho interessante”, ressaltou.

Nesta edição, o Fica Animado continua trabalhando com a perspectiva de falar sobre meio ambiente com uma mensagem mais otimista. “Nos preocupamos sempre em abordar a questão ambiental de outra formas, tentando trazer um recado de esperança a partir da linguagem da animação, pois acreditamos que esse público infantil tem grande potencial para mudar os rumos que o mundo tem tomado”.

A Mostra Infantil também vai exibir neste ano a animação Minhocas, que conta com direção de Paolo Conti. O filme é o primeiro stop motion produzido no Brasil, tem duração de 80 minutos e será exibido na sexta-feira, 30, às 9 horas, também no Cinemão.

(Fonte: Secult Goiás)