O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta quarta-feira (9), a abertura do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2025. As inscrições serão gratuitas e estarão disponíveis entre os dias 14 e 18 de julho, exclusivamente pelo Portal Acesso Único.

Nesta edição, somando as vagas dos dois semestres, o programa oferecerá mais de 112 mil oportunidades de financiamento para cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior que participam do Fies.

Para concorrer, os candidatos devem ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos nas provas e nota diferente de zero na redação.

Além disso, a renda bruta familiar mensal per capita não pode ultrapassar três salários mínimos. A seleção será feita com base na nota do Enem, considerando o tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. Os candidatos serão priorizados conforme a seguinte ordem:

  1. Quem ainda não concluiu o ensino superior e nunca utilizou o Fies;
  2. Quem ainda não concluiu o ensino superior, já usou e quitou o Fies;
  3. Quem já concluiu o ensino superior e nunca usou o Fies;
  4. Quem já concluiu o ensino superior, já usou e quitou o Fies.

O resultado da chamada única será divulgado em 29 de julho. Os candidatos selecionados terão entre os dias 30 de julho e 1º de agosto para complementar sua inscrição no Fies Seleção. Quem não for pré-selecionado nesta etapa integrará automaticamente a lista de espera, que funcionará entre 5 de agosto e 19 de setembro, obedecendo à ordem de classificação.

Fies Social

A seleção deste semestre também contempla o Fies Social, que reserva 50% das vagas para estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo inscritos no CadÚnico. Para esses casos, o financiamento é integral, cobrindo até 100% dos encargos educacionais.

Estudantes nessa categoria estão dispensados da comprovação de renda, mas devem comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) para validação das demais informações. Caso haja discrepâncias, poderão ser solicitados documentos adicionais.

As vagas destinadas a pessoas com deficiência exigem a apresentação de laudo médico que comprove a condição, com detalhamento do tipo e grau da deficiência e o respectivo código da Classificação Internacional de Doenças (CID).

Instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, o Fies é um programa do MEC que financia cursos superiores em instituições privadas bem avaliadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O objetivo é democratizar o acesso ao ensino superior, especialmente para estudantes de baixa renda.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade

Leia também: