A maior entidade do futebol mundial, a FIFA, produziu um documentário em homenagem ao ex-jogador e ex-técnico de futebol Mário Jorge Lobo Zagallo, que completou 90 anos na última segunda-feira (9). Zagallo foi campeão do mundo com a Seleção Brasileira como jogador em 1958 e 1962, como técnico em 1970 e como coordenador técnico em 1994. Das cinco conquistas brasileiras, o Velho Lobo participou de quatro.
O documentário foi produzido com a Rios Comunicação e está dividido em quatro episódios, todos disponíveis no canal da FIFA no YouTube. A produção tem a participação de grandes nomes do esporte mundial, como Pelé, Carlos Alberto Parreira, Jairzinho, Rivellino, Dunga, Bebeto, Ronaldo e até o treinador português José Mourinho.
A história de Zagallo é contada com imagens de arquivo inéditas e começa com o a “lenda do futebol mundial” narrando o seu amor pela Seleção Brasileira desde antes de começar a vestir a amarelinha. Logo em sequência, Pelé, o Rei do Futebol, entra em cena e “culpa” o Velho Lobo por 50% de todo sucesso que teve como camisa 10 da Seleção Canarinho.
Em mensagem para a imprensa, a FIFA detalhou como Zagallo chorou na derrota para o Uruguai em 1950, quando era um soldado de 18 anos trabalhando como segurança no Maracanã e como esse choro pela Seleção Brasileira se repetiu, mas com gosto de vitória, em 58, 62, 70 e 94, todas com participação do Velho Lobo. Assista aos episódios no canal da FIFA no YouTube.
*Com informações da FIFA